A Patagônia é uma região gigantesca!! Essa região isolada e que respira a mais pura natureza, é dividida entre o Chile e a Argentina. Mas não pense que a Patagônia possui muito do mesmo. Aqui, ao mesmo tempo que você pode encontrar grandes desertos, você pode encontrar muitas geleiras, rios, cachoeiras, montanhas nevadas e bosques verdes! Confira alguns passeios na Patagônia
Passeio em El Calafate
Cidade situada entre a estepe Patagônica e a Cordilheira dos Andes. Conhecida pelos seus glaciares, sendo o mais famoso deles o de Perito Moreno. Possui bons restaurantes, lojas e uma boa variedade de passeios na Patagônia para todos os gostos.Parque Nacional los Glaciares, Safári Náutico, Minitrekking sobre o Glaciar Perito Moreno, Big Ice, Navegação Todo Glaciares, Cerro Frias, Baia Redonda, Punta Walichu, Estancia Cristina, Glaciarium – Museu do Gelo Patagonico.
Tour regular ao Glaciar Perito Moreno
O Glaciar Perito Moreno é o glaciar mais famoso de todo o Parque Nacional, e sua fama se deve a dois motivos: primeiro porque a grande ruptura deste gigante de gelo é um fenômeno único que acontece de forma natural e imprevisível; e segundo, porque constantemente gera desprendimentos menores e assim os visitantes podem desfrutar deste espetáculo a apenas 400 metros de distância, durante o ano todo, em mirantes especialmente construídos para sua contemplação. Além dele, outros gigantes como o Upsala e o Spegazzini estão à sua espera.
Localizado aos pés do Monte Fitz Roy, a 220 quilômetros de El Calafate, o povoado de El Chaltén – “Capital Nacional do Trekking” – oferece inúmeras trilhas para atrações naturais maravilhosas, como a Lagoa e Glaciar Torre, a Lagoa Capri, o Glaciar Piedras Blancas, entre outros.
Várias empresas aéreas voam para El Calafate diariamente a partir das principais cidades argentinas, como Buenos Aires, Trelew, Bariloche, Ushuaia, entre outras. O vôo desde Buenos dura 03h30, já desde Ushuaia tem uma duração de 01h30. A cidade também se comunica por estrada com a cidade de Puerto Natales (na Patagonia Chilena), em um trajeto com aproximadamente 5 horas de duração.
Mini trekking sobre o glaciar Perito Moreno
Passeio para o glaciar Perito Moreno normalmente feito em substituição ao passeios tradicional. Transfer do hotel até o Porto Bajo de las Sombras e navegação pelo Brazo Rico para aproximação ao Glaciar Perito Moreno. Desembarque e assistência do guia. Caminhada de aproximadamente duas horas sobre o Glaciar Perito Moreno, apreciando suas formas, grutas e lagoas. É uma caminhada moderada, a superfície do gelo é irregular, porém firme e segura. Navegação de retorno e tempo livre nas passarelas, para observação do Glaciar desde diferentes pontos.
Safári Náutico
Navegação de aproximadamente 1 hora para avistar o Glaciar Perito Moreno a partir do Brazo Rico. Você pode comprar esta navegação como um adicional do passeio acima.
Big Ice
Uma caminhada mais longa sobre o glaciar (4 h), com um contato mais próximo com o gelo e suas formações. Nivel de esforço: Médio. Neste tour não se visita as passarelas em frente ao glaciar.
El Chalten
Passeio de 15 horas conhecendo a vila de El Chalten, capital nacional do trekking. Conheceremos o Glaciar Viedma (o maior da Argentina) e admirar os cerros Fitz Roy (3.405m), Torre (3.102m) e demais belezas de seu entorno. Saída de El Calafate a partir das 07h30, seguindo pelas margens do Lago Argentino, Parador La Leona (construção que data de 1894), Rio La Leona, até chegar a Bahia Tunel. Embarque para uma navegação em frente ao Glaciar Viedma, cujas paredes chegam a atingir 40 metros sobre o nível do lago. Após a navegação, passaremos pela cachoeira de Chorrillo del Salto e teremos oportunidade de escolher alguma das trilhas locais auto-guiadas como Mirador Los Condores e Mirador Las Aguilas. Conheceremos também o povoado e seus pontos de interesse.
Cerro Frias
As lindas paisagens de Cerro Frias que podem ser apreciadas em passeios a pé, a cavalo ou em veículos 4×4.
Baia Redonda
Próxima ao centro da cidade, esta baía está ligada ao Lago Argentino. Em suas margens é possível realizar caminhadas e cavalgadas. No inverno, vira uma pista de patinação no gelo.
Punta Walichu
Esta linda península está localizada a aproximadamente 7 quilômetros do centro de El Calafate. Possui grutas com inscrições rupestres originais e réplicas de desenhos pré-históricos encontrados em outras partes da Patagônia. Oferece uma pequena e simpática cafeteria e uma das mais belas vistas do Lago Argentino e da Cordilheira dos Andes.
Estância Cristina
A região de El Calafate é uma ótima oportunidade de conhecer uma típica estância patagônica. A visita à Estância Cristina inclui um recorrido por suas instalações, que incluem um museu de costumes e o galpão de tosquia. A partir da estância também são oferecidas outras atividades como caminhadas, navegações e trajetos em 4×4. A estância fecha em abril e reabre em outubro.
Passeio em Ushuaia
Parque Nacional da Terra do Fogo, Trem do Fim do Mundo, Museu Marítimo e do Presídio, navegações no Canal de Beagle, Estância Harberton, Lagos Fagnano e Escondido, Cavalgada ao Monte Susana, trekkings (Lagoa Esmeralda, Glaciar Ojo de Albino e caverna de gelo de Alvear), sobrevoos panorâmicos, estação de esqui de Cerro Castor (temporada invernal, de junho a setembro), Valle de Tierra Mayor.
Parque Nacional Terra do Fogo
A entrada para o Parque Nacional da Terra do Fogo encontra-se 12 km ao oeste da cidade de Ushuaia. Ocupa uma superfície de 63.000 hectares e é habitat de espécies vegetais como lengas, guindos, calafates, notros, orquídeas, violetas, entre outras. Este passeio pelo Parque Nacional oferece diversas vistas do Canal Beagle emoldurado pelas montanhas e bosques. Observam-se turbales (espécie vegetal que absorve a água e seca os lagos), diques de castores, o rio Lapataia e a Laguna Verde. Aves como caiquenes e bandurrias habitam estas paisagens no verão. No coração do parque está a Bahia Lapataia, final da Rota Nacional nº 3, e às margens do Lago Roca, cujas águas mudam conforme o clima.
* Uma dica para quem gosta de atividade existe um opção que inclui caminhada de 3 horas e canoagem no rio Lapataia (com pic-nic)
Passeio no Trem do Fim do Mundo
O Trem do Fim do Mundo é hoje um passeio turístico dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo que aproveita uma ferrovia construída pelos presidiários para trazer lenha dos bosques gelados. Adaptado ao turismo, o trem é agora aquecido e faz algumas paradas, inclusive na estação onde estão um hospitaleiro café e um pequeno museu ferroviário. Por meio de comentários gravados em vários idiomas, você conhecerá melhor este ícone histórico da patagônia.
Passeio no Museu Marítimo e do Presídio
Este museu ocupa o prédio do antigo presídio de Ushuaia, construído no começo do século XX e desativado em 1950. Ao visitá-lo, você pode percorrer dois dos cinco longos corredores cercados de celas que guardam surpresas como bonecos de cera mostrando os antigos prisioneiros, biografias de prisioneiros famosos e objetos da época. Uma ala do presídio, ocupada pelo Museu Marítimo, exibe miniaturas de navios famosos que passaram por aquela região e lembram importantes exploradores do passado, mostrando também como eram e como viviam os primeiros índios que habitaram Ushuaia.
Passeios de catamarã pelo canal de Beagle
Embarque ocorre no porto turístico no centro da cidade. O passeio inclui uma navegação pelas águas do Canal Beagle, percorrendo a costa norte do canal e o arquipélago e Faro Les Eclaireurs. É possível avistar diversas aves marinhas como cormorões, albatrozes, petréis e um ilha repleta de lobo marinhos. Um variação deste passeios (mais longa) visita também a Ilha Martilo onde existe uma colônia de pingüins de Magalhães. Neste tour não há desembarque na ilha. Os pingüins podem ser visitados de Novembro a meado de Abril.
* Existe uma opção com visita a Estância Halberton (onde nasceu Ushuaia), travessia em bote inflável com desembarque e caminhada em meios aos pingüins.
Trekking Lagoa Esmeralda – Duração de 7h
Caminhada de nível moderado por entre bosques nativos e planícies no coração da cordilheira de Darwin. Possibilidade de encontrar vida selvagem como raposas, lobos, castores e condores. Tempo do tour: 7 horas / Tempo de Caminhada: 3/4 horas
Passeio na Estância Harberton
Uma típica estância patagônica fundada em 1886 pelo pastor anglicano Thomas Bridges, pioneiro do Canal de Beagle e amigo dos índios Yámanas. Além de sua importância histórica, a estância está delimitada em uma baía protegida dos ventos do canal e possui o Museu Acatushún, dedicado à fauna austral. Da estância também partem algumas excursões, como a que visita uma pinguineira.
Passeio em Expedição em 4×4 aos lagos Fagnano e Escondido
Bem perto da cidade de Ushuaia, o veículo se desvia da estrada e percorre trechos com belas paisagens, nas imediações dos lagos Fagnano e Escondido. São feitas paradas para observação de fauna e flora, praticar canoagem e fazer piquenique.
Passeios de Sobrevoos
Ushuaia oferece sobrevoos panorâmicos da cidade, seus arredores e do Canal de Beagle com diferentes durações. Vale lembrar que esta atividade está sujeita a condições climáticas.
Passeios em Cerro Castor
Localizado a 26 quilômetros de Ushuaia, é o centro de esqui mais austral do mundo e o que oferece a temporada de neve mais extensa da América do Sul. Possui mais de 19 pistas e está a apenas 195 metros sobre o nível do mar.
Passeios em Valle de Tierra Mayor
Durante o inverno, este vale oferece diversos centros invernais onde é possível realizar as mais diversas atividades, tais como esqui de fundo, caminhadas com raquetes de neve, trenós puxados por cães, motos de neve, entre outras.
Passeio em Puerto Madryn e Península Valdés
Passeio em Puerto Natales: Reserva Natural da Península Valdés, pinguineira de Punta Tombo, cidades de Trelew e Gaimán, Punta Loma, Cerro Avanzado, Praia de El Doradillo, snorkeling com lobos marinhos, Eco Centro, Museu Paleontológico de Trelew (MEF), Museo El Hombre y El Mar.
Glaciares Balmaceda e Serrano, Sierra Dorotea, Seno Última Esperanza, Parque Nacinal Torres del Paine, Cueva del Milodón.
Península Valdes
Visita ao parque de Península Valdes par observação de vida selvagem marinha e terrestre. Inclui parada no centro de interpretação e em Puerto Pirâmide para uma navegação de avistagem de fauna. Na temporada de Junho a meados de Novermbro, as baleias francas chegam às águas do Golfo Nuevo para reprodução. No restante do ano, a avistagem inclui lobos marinhos, cormorões e golfinhos. Visita Punta Delgada e caminhada para ver uma colônia de elefantes marinhos do sul, seguindo para Punta Cantor, ponto panorâmico para observar a Caleta Valdés. Interpretação das formações geológicas e retorno ao Istmo Carlos Ameghino, observando durante o trajeto a fauna silvestre terrestre como guanacos, choiques, raposas, maras, entre outros.
Punta Tombo e Vale de Rawson Passeio em Parque Nacional Torres del Paine
Excursão de dia inteiro para conhecer a colônia de Punta Tombo, com 500.000 aves marinhas, além de pingüins magalhânicos. Visita também a, Gaiman – colônia galesa conhecida por seu chá galés e produtos artesanais como bolos e pães caseiros – Trelew e Museu Paleontológico Egidio Feruglio.
Passeio em Parque Nacional Torres del Paine
Paine Grande, Cuernos del Paine, Torres del Paine, lagos Sarmiento, Nordenskjold, Pehoé, Toro e Grey, Salto Grande, Salto Chico, Laguna Amarga, Glaciar Grey.
Passeio em Punta Arenas
Pinguineira de Seno Otway, Museu Naval e Marítimo, Estreito de Magalhães.
Quer viajar para a Patagônia? Conheça PACOTES E ROTEIROS AQUI