Existem muitos passeios em Galápagos que podem ser visitados de acordo com a quantidade de dias que você tem, o clima ou a forma como você escolhe fazer os passeios: ficar hospedado em um hotel e fazer excursões diárias em iate, fazer um cruzeiro (no qual certamente chegará até ilhas mais distantes), ou ainda mergulhar. Veja abaixo informações sobre as ilhas e seus atrativos.
Galápagos
Mergulho Ilha Daphne com almoço:
Saída bem cedo do hotel para um dia inteiro de mergulho, incluindo almoço. Essa é uma ilhota isolada, contornada por paredes verticais a aproximadamente uma hora da base. O principal local de mergulho é uma prateleira de rochas de aproximadamente 19 metros e o mergulho pode ser difícil, dependendo muito das correntezas e das ondas. Geralmente são vistos muitos tubarões, alguns cardumes de peixes e esponjas multicoloridas nas paredes das rochas. (A operação das excursões em Galápagos esta sujeita a condições climáticas ou limite de passageiros nas ilhas, podendo por esta razão e/ ou disponibilidade de espaços trocar o itinerário nos dias de operação.)
Mergulho na Ilha de Santa Fé com almoço:
Saída bem cedo do hotel para um dia inteiro de mergulho, incluindo almoço. Essa ilha é uma sólida estrutura formada por rochas basálticas de lava, a aproximadamente uma hora da base. Os 4 locais de mergulho geralmente têm ótima visibilidade e correntezas suaves, ideais para iniciantes. Os animais e a topografia (incluindo um arco espetacular) servem para mergulhadores intermediários e experientes. É possível ver tartarugas, colônias de leões marinhos, moréias, peixes e talvez tubarões brancos da ponta do recife e/ou tubarões martelo. (A operação das excursões em Galápagos esta sujeita a condições climáticas ou limite de passageiros nas ilhas, podendo por esta razão e/ ou disponibilidade de espaços trocar o itinerário nos dias de operação.)
Ilha Isabela em iate:
Saída muito cedo de Puerto Ayora e navegação em direção à Ilha Isabela, a maior do arquipélago e a única que é atravessada pela linha equatorial. Nela encontramos agrupagas mais de 60% das espécies animais e vegetais presentes nas ilhas. O café da manhã será servido a bordo. Desembarque em Puerto Villamil e a partir dali iniciaremos um recorrido conhecendo: Vulcão ativo Sierra Negra, 5 espécies de tartarugas gigantes, flamingos, pingüins, iguanas marinhas, lobos marinhos e tubarões, além de uma paisagem espetacular. À tarde, navegação para retornar a Puerto Ayora.
Ilhas Plazas em iate:
Saída do hotel pela manhã para irmos ao píer do Canal de Itabaca para pegarmos o Iate que nos levará ao nosso passeio. Esta é o par do sul de duas ilhas de forma crescente que descansa a só alguns metros da costa leste de Santa Cruz. A ilha do Norte é somente utilizada para propósitos científicos. Plaza Sul é uma das ilhas menores, porém rica em arquipélago. Somente com 130m de largura (426 pés), se formou de magma vulcânico, dando-lhe uma qualidade única dentro de sua espécie. Nosso desembarque é no canal entre Plaza Norte e Sul, onde a ilha se desdobra junto ao mar. As águas turquesas do canal contrastam de maneira brilhante com a branca areia e a lava negra da costa. As rochas têm crescido com alguns cactos em certos lugares, ressaltados com zayapas coloridas. O caminho gradualmente continua a parte mais alta da ilha até os barrancos que nos permite observar o oceano até o sul, onde veremos gaivotas, pássaros tropicais e mascarados. O lugar é um magnífico ponto para observarmos a vida marinha, incluindo as mantas raias. Nas costas da Plaza, pode ser feita a atividade de snorkeling, em uma colônia de lobos marinhos que chegam a quase mil. Retorno ao hotel. Pernoite.
Ilha Floreana em iate:
Saída para conhecer esta ilha que é conhecida como a ilha dos mil vulcões, repleta de história humana e natural. Após navegar por volta de 2 horas, chegada a Puerto Velazco Ibarra. Embarque em um micro ônibus em direção á parte alta da ilha, visitando no trajeto cavernas onde viveram piratas e também a única fonte de água doce da ilha. Poderemos ver tartarugas gigantes na Galapaguera. Posteriormente, navegação de 15 minutos em bote rodeando a ilhota Enderby, onde observaremos fragatas, piqueros de nasca e patas azuis, gaivotas, lobos marinhos e, se possível, realizaremos snorkeling. Continuação para a ilhota Champion para praticar snorkeling em sua parte sul, repleta de vida marinha: peixes de recife, tartarugas marinhas, tubarões e brincalhões lobos marinhos. Para aqueles que não tiverem muita prática, é possível praticar o snorkel nas águas calmas da praia. Visitaremos também Corona del Diablo, uma interessante formação rochosa. Navegação para retornar a Puerto Ayora.
Passeio em Baltra:
O aeroporto desta ilha é o ponto de chegada e embarque. O porto está a apenas 5 minutos do terminal aéreo. Entre 1941 e 1948 foi ocupada como Base Militar dos Estados Unidos para proteção estratégica do Canal do Panamá.
Passeio em Bartolome:
Suba por uma escadaria de madeira até a parte alta desta ilha, onde uma vista espetacular das duas baías o espera. É possível observar interessantes formações rochosas de lava e cones de cinza. Rodeando a rocha conhecida como “Pináculo”, observam-se lobos marinhos e pingüins. Nessa praia uma boa dica é nadar e praticar snorkeling.
Passeio em Fernandinha:
Caminhar entre as rochas negras de lava permite ver centenas de iguanas marinhas. Também se observam cormorões não voadores, pingüins, pelicanos, lobos marinhos e bosques de mangues. Na maré baixa, surge uma fascinante faixa intermareal.
Passeio em Espanhola:
Possui diversos pontos para visitar, como Bahia Gardner – praia de areia branca com lobos marinhos e aves que habitam arbustos – e Punta Suárez – onde há uma trilha que passa por ninhos de atobás, colônias de iguanas marinhas, albatrozes, lobos marinhos, espécies de aves diferentes e um túnel de ar nas rochas de lava que jorra água do mar.
Passeio em Floreana:
Em Floreana vocês pode visitar 2 pontos principais. A Bahía del Correo expõe um famoso barril que foi usado como serviço de correio pelos baleeiros no século XVII, também possui um mirante com uma vista surpreendente. Já Punta Cormorante é uma praia habitada por flamingos rosados em uma lagoa escondida. Ali perto, é possível praticar snorkeling em uma ilhota próxima (Corona del Diablo) e nas Ilhotas Champion, com belas formações de coral.
Passeio em Isabela:
Esta é a maior ilha do arquipélago e possui diversos atrativos. Caleta Tagus é um porto natural onde há séculos os barcos baleeiros deixaram inscrições nas rochas com os nomes de suas embarcações. A cratera-lago Darwin, de água salgada, oferece uma vista espetacular. Bahía Urbina está localizada na costa oeste central da ilha, aos pés dos vulcões Alcedo e Darwin, ali é possível ver grandes e coloridas iguanas de terra e é bem provável encontrar tartarugas gigantes em seu habitat natural. Nas rochas próximas ao mar observam-se cormorões não voadores, atobás de pata azul, pingüins e iguanas marinhas. Na parte interna da ilha há uma formação geológica que data de 1963. Punta Moreno está localizada na parte sudeste da ilha e oferece uma vista espetacular dos vulcões Alcedo, Sierra Negra e Cerro Azul, a paisagem é desolada, com impressionantes fluxos de lava originados por antigas erupções, vegetação de zona árida e plantas pioneiras. Em Punta Vicente Roca a paisagem permite admirar os vulcões do oeste de Galápagos, a área vulcânica mais jovem do arquipélago onde está o vulcão Equador – metade dele está submerso e visitá-lo é uma verdadeira aula.
Passeio em Santiago:
Esta é a ilha onde aconteceu a última erupção vulcânica, em 1897. Observam-se extraordinárias formações de lava e é um excelente lugar para nadar e praticar snorkeling. Em Bahía James há uma praia de areia escura, onde são feitas agradáveis caminhadas.
Passeio em Seymour Norte:
Nesta ilha observam-se árvores de Palo Santo, colônias de atobás de pata azul, gaivotas de cauda bifurcada e fragatas. No outro lado da ilha, o mar se choca com as rochas e os lobos marinhos brincam nas ondas.
Passeio em Santa Cruz:
O principal povoado do arquipélago – Puerto Ayora – está localizado nesta ilha. Aqui estão a maioria dos hotéis, infraestrutura, os principais escritórios do Parque Nacional e a Estação Científica Charles Darwin, onde tartarugas gigantes podem ser observadas.
Passeio em Genovesa:
É conhecida como a ilha dos pássaros, pois ali vivem milhares de fragatas, atobás de pata vermelha, gaivotas de lava, rabijuncos (ave oceânica tropical), pombas, petréis e pinzones de Darwin (pássaros locais pequeninos). Desde finais de março até julho, a grande atração são os cortejos de acasalamento das fragatas.
Passeio em Mergulhos:
Entre as diversas opções de excursões de dia completo para praticar mergulho estão a Ilha Daphne, com uma prateleira de rochas de aproximadamente 19 metros onde são vistos muitos tubarões, alguns cardumes de peixes e esponjas multicoloridas; e a Ilha Santa Fé, onde há 4 locais de mergulho com ótima visibilidade e correntezas suaves, ideais para iniciantes, onde são vistos tartarugas, colônias de leões marinhos, moréias, peixes e talvez tubarões.
Conheça PACOTES E ROTEIROS PARA O EQUADOR AQUI
Quito
Mercado de Otavalo:
Esta excursão nos levará até o norte, a terra dos Otavaleños e a feira indígena. Sairemos cedo de Quito e iremos até Calderón, uma pequena população que mantém viva a tradição de elaborar coloridas figuras de massa de pão representando bonecas, chamas, flores e enfeites de natal. Poderemos observar como cada figura é elaborada a mão cuidadosamente com massas de diversas cores. Continuaremos pela rodovia Panamericana, observando as paisagens das montanhas, até o mercado de têxtil de Otavalo, onde visitaremos muitos postos de venda de produtos como tapetes, carteiras, etc. Após, iremos ao Peguche, uma pequena população indígena, muito perto de Otavalo onde aprenderemos sobre sua cultura e suas crenças. O almoço é servido em uma das hosterías ou fazendas da área.
Parque Nacional Cotopaxi com almoço:
A excursão ao Parque Nacional do Vulcão Cotopaxi é uma visita a um santuário ecológico de 36.000 hectares que rodeiam um dos vulcões mais altos do mundo. Saída do hotel em Quito pela Rodovia Panamericana, na direção sul. A paisagem sempre verde da serra equatoriana é um dos principais atrativos, com suas montanhas coloridas por variados tipos de plantações em suas encostas. Após aproximadamente 1h30 de trajeto, alcançaremos a entrada principal do parque, continuando por mais 1 hora por estrada de terra. Uma vez no parque, parada no pequeno Centro de Interpretação para conhecer mais sobre a flora e fauna da região. Continuação para a lagoa Limpiopungo, habitat de aves variadas e onde faremos uma curta caminhada. Almoço (incluso) em um restaurante da região antes de retornar a Quito.
Bike ne Reserva Geobotânica Pululahua com almoço:
Saída do hotel em Quito seguindo a direção norte até o povoado de Calacalí. Esta excursão o levará ao coração da cratera extinta do vulcão Pululahua. Após receber informações sobre segurança e outros assuntos importantes, caminhos de terra o levarão pelo bosque até chegar ao vale com a cratera e suas maravilhosas paisagens. Outro atrativo interessante é a variedade de aves. Continuação pelo cânion do rio Guayllabamba onde observa-se um desfiladero impressionante esculpido pelo rio ao fazer seu caminho até a costa. Durante a travessia, visita à tradicional fazenda onde a cana de açúcar é destilada para a elaboração de uma bebida popular chamada “puntas”. Até chegar a este ponto, você terá descido aproximadamente 400 metros. Almoço campestre incluso durante o trajeto. Retorno a Quito à tarde.
Bike no Parque Nacional Cotopaxi com almoço:
Saída do hotel em Quito para um dia de biking no Parque Nacional Cotopaxi. A entrada ao parque se dá pelo setor norte, a partir de onde você percorrerá caminhos arenosos, vulcânicos e planícies de norte a sul. O Parque Nacional Cotopaxi está repleto de flora e fauna únicas, rodeadas por paisagens vulcânicos impressionantes. Lar do puma andino (hoje em perigo de extinção) e do beija flor andino grande, espécie única da região. Visita ao lago Limpiopungo, nas encostas do vulcão Rumiñahui. A saída do parque se dá pelo setor do vale que conduz a Lasso. Retorno ao hotel em Quito.
Lago Cratera Cuicocha com kayacs com almoço:
Esta atividade em kayak é uma grande oportunidade para explorar o Lago de Cuicocha, na cratera do vulcão Cotacachi, remando. Localiza-se no Parque Nacional Andino de Cotacachi, próximo ao povoado de Otavalo, a 3.070 metros sobre o nível do mar. As águas deste lago são belas e tranquilas, e há 2 ilhas em seu centro. Você receberá todas as instruções necessárias e técnicas de remo antes de iniciar a navegação. Durante a atividade você observará espécies de aves locais como condores andinos, falcões e beija flores. A paisagem é rodeada por picos montanhosos. Almoço campestre incluso em uma das ilhas do lago. Retorno ao hotel em Quito à tarde.
Rafting no Rio Toachi & Blanco com almoço:
Saída do hotel em Quito para um dia de rafting no Rio Toachi, que nasce no alto dos cumes andinos e é um dos mais famosos do Equador. O rafting é de nível III. Dependendo do nível da água, a aventura pode durar de 3 a 4 horas. Você observará o belo contraste da água cristalina com a vegetação da selva. Para recuperar a energias, almoço incluso às margens do rio. Retorno ao hotel em Quito na parte da tarde.
Trekking no Bosque Pasochoa com almoço:
Saída de Quito para um percurso de 30 quilômetros na direção sul até o Bosque Protetor Pasochoa, localizado em uma cratera extinta. Início de uma caminhada em meio a um bosque cheio de vida, com uma grande variedade de árvores que crescem na altitude, orquídeas, bromélias, líquens e samambaias. O bosque também é lar de mais de 100 espécies de pássaros e outros animais como veados, raposas e pumas. Os picos andinos estarão presentes na paisagem durante toda a caminhada. O bosque possui trilhas com durações variadas que você pode escolher de acordo com sua preferência (1, 2, 4, ou 6 horas). Box lunch incluso. Em horário oportuno, retorno ao hotel em Quito.