O Parque Nacional Kruger, na África do Sul, é um dos mais procurados pelo turista brasileiro quando se fala de safári. O parque é gigantesco, e é considerada uma das maiores reservas do continente africano. Aqui, o viajante tem a experiência de dirigir seu próprio carro pela savana e descobrir alguns dos animais mais interessantes de nosso palneta

 

INFORMAÇÕES SOBRE O PARQUE NACIONAL KRUGER

GRANDE KRUGER: Este é o nome de dado a toda a região onde está localizado o Parque Nacional Kruger, mas que inclui também várias reservas privadas, todas elas reservas “Big Five”. A principal diferença entre o Parque Nacional Kruger e as reservas privadas está no tipo de safári oferecido. Dentro do parque nacional não é permitido sair das estradas demarcadas e há horários rígidos de entrada e saída. O “self‐safári” (safári por conta própria) dá a sensação de liberdade e de descoberta, mas não conta com nenhum apoio para encontrar animais ou guias para explicar suas características. O parque também oferece safáris guiados, mas com movimentação restrita. A hospedagem dentro do parque está permitida em cabanas categoria 3* (econômicas) ou em alguns lodges privados.

Enquanto isto, nas reservas privadas os safáris são acompanhados por guia e rastreadores com comunicação entres os carros, facilitando a localização dos animais. Os carros podem sair da estrada e chegar bem perto dos animais.

Nas reservas privadas, a hospedagem é feita em lodges mais luxuosos e exclusivos, portanto com menos pessoas e menos circulação de veículos.

PARQUE NACIONAL KRUGER: Localizado na fronteira com o Moçambique, o Kruger é a melhor opção para quem quer fazer um safári sem sair da África do Sul. O parque é uma das maiores reservas de mamíferos do mundo e possui mais de 140 espécies, abriga também 500 espécies de pássaros, 114 de répteis, 49 de peixes, 33 de anfíbios e mais de 23 mil de plantas em 21,5 mil Km². Entre os mamíferos, estão os conhecidos “Big Five” (leão, elefante, leopardo, búfalo e rinoceronte). Possui uma excelente infra-estrutura com diversos hotéis, restaurantes e todo o conforto das reservas privadas vizinhas. Para chegar, há vôos diários de Johanesburgo com duração de 45 minutos a 1h15. Via terrestre, está a 5 horas de viagem de Johanesburgo.

Safáris – A partir de cidades como White River, Hazyview e Hoedspruit é possível fazer safári no Parque Nacional de Kruger ou se hospedar em reservas privadas como Sabi-Sands* e Kapama**.

Rota Panorâmica – Um conjunto de estradas corta as montanhas Drakensberg passando por cachoeiras, mirantes e antigas cidades mineiras. Esta rota pode ser feita em um dia em tours contratados ou em carro próprio. Os principais atrativos da rota são: Vila de Pilgrim’s Rest, God’s Window, Pinacle, Blyde Canion, Bourke´s Luck e as cachoeiras Mac-Mac: Lisboa e Berlin.

RESERVA SABI-SANDS: Dois rios permanentes – Sabi e Sand – emprestam seus nomes a esta reserva particular adjacente ao Parque Nacional Kruger, reconhecida como a mais luxuosa da África. É mais exclusiva e possui poucos lodges (portanto, menos visitantes). As hospedagens são de luxo, com muita atenção ao visitante. Os serviços são diferenciados e os safáris podem sair das trilhas e se aproximar muito dos animais. É um ótimo lugar para ver a vida selvagem em ação, especialmente os felinos. Tem um custo mais alto pela exclusividade e facilidade de acesso. Os lodges estão no máximo a 90 minutos do aeroporto e as estradas de terra são muito boas. É uma reserva “Big Five”.

RESERVA KAPAMA: O Kapama Private Game Reserve ocupa uma vasta área entre as montanhas de Drakensberg e o Parque Nacional Kruger. É a maior reserva privada na região, perfeitamente acessível a partir do aeroporto de Hoedspruit, localizado a poucos minutos. Geralmente, os transfers estão inclusos nos pacotes dos 4 lodges Kapama – Kapama River Lodge (42 luxuosos e espaçosos apartamentos com bela vista para a Reserva), Kapama Buffalo Camp (8 tendas luxuosas junto ao topo das árvores), Kapama Karula (similar ao Buffalo Camp, porém com 12 tendas maiores e mais luxuosas) e Kapama Southern Camp (20 luxuosos chalés às margens de um tranqüilo lago, ladeados por jardins, piscina e um lounge suspenso em um deck de madeira sobre o lago).

A Reserva está na Província de Limpopo, famosa área para aqueles que desejam ter uma fantástica experiência de safári em suas férias. Com 13.000 hectares, abriga 42 espécies de mamíferos, 350 espécies de aves e as grandes estrelas dos safáris, os “Big 5”’ – leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte. Seu meio natural e ecossistema formado por estepes oferecem aos visitantes a oportunidade de ter encontros próximos com os animais que rondam a área; com as águas do Rio Klaserie fluindo pela Reserva, por exemplo, se dão as condições ideais para ver leopardos.

Os lodges oferecem atividades inclusas no pacote como 2 safáris diários acompanhados por um “ranger” (profissional especializado e experiente neste tipo de parques) e um “trecker” (profissional que busca os rastros dos animais), caminhadas guiadas e spa com piscina. Você encontra também outras atividades opcionais muito interessantes, como sobrevôo em balão, visita ao Centro de Interpretação para espécies ameaçadas, passeios de elefante e interação com estes dóceis animais.

 SUN CITY E RESERVA PILLANESBERG: Para quem gosta de conforto e grandes atrações, Sun City é o lugar certo. A cidade é um parque turístico construído para receber e entreter os turistas. A menos de duas horas de Johannesburg, possui cassinos, hotéis e até uma praia artificial com ondas. Mas a maior atração de Sun City é o Hotel The Palace, o único do mundo considerado seis estrelas, esbanjando luxo por todos os lados.

A Reserva de Pillanesberg é uma área de safári próxima a Sun City (zona livre de malária e ótima opção para famílias com crianças), onde é possível realizar safáris em jipes e em balões. Aqui, além dos “Big Five”, você encontrará também algumas espécies raras como o cachorro selvagem africano (Lycaon) ou o Hyppotragus Niger (espécie de antílope preto).

O Pilanesberg National Park está localizado na cratera de um vulcão extinto, onde ocorreram erupções há cerca de 1.300 milhões de anos. É um dos maiores complexos vulcânicos de seu tipo no mundo, com rochas de características geológicas únicas. A área é cercada por 3 cones que se elevam desde as planícies, em um complexo conhecido como anel alcalino. A beleza do parque é refletida em um lago central, o Dam Mankwe. A criação do Parque Nacional data do final da década de 70 e é considerado um dos programas mais ambiciosos deste tipo, pois reintroduziu espécies há muito desaparecidas.

Para se hospedar, a reserva oferece diversas opções de Lodges e Chalés 3 estrelas. Entre os Lodges, o Ivory Tree Game Lodge oferece todo conforto com piscina, bar, sala de jantar, loja, suítes com ar condicionado e banheiro privativo.

Quer conhecer o Parque Nacional Kruger? Então conheça alguns pacotes e roteiros AQUI