Ushuaia pode até ser a “Cidade do Fim do Mundo”, mas tem muitas atividades para você fazer nesse pedacinho da Argentina. Tanto no verão, como no inverno, Ushuaia é um dos pontos turísticos mais importantes da Argentina, e merece ser visitado por uma semana ou mais. Confira alguns passeios para você fazer aqui:
Trekking Lagoa Esmeralda – Duração de 7h
Caminhada de nível moderado por entre bosques nativos e planícies no coração da cordilheira de Darwin. Possibilidade de encontrar vida selvagem como raposas, lobos, castores e condores. Tempo do tour: 7 horas / Tempo de Caminhada: 3/4 horas
Passeio na Estância Harberton
Uma típica estância patagônica fundada em 1886 pelo pastor anglicano Thomas Bridges, pioneiro do Canal de Beagle e amigo dos índios Yámanas. Além de sua importância histórica, a estância está delimitada em uma baía protegida dos ventos do canal e possui o Museu Acatushún, dedicado à fauna austral. Da estância também partem algumas excursões, como a que visita uma pinguineira.
Passeio em Expedição em 4×4 aos lagos Fagnano e Escondido
Bem perto da cidade de Ushuaia, o veículo se desvia da estrada e percorre trechos com belas paisagens, nas imediações dos lagos Fagnano e Escondido. São feitas paradas para observação de fauna e flora, praticar canoagem e fazer piquenique.
Passeios de Sobrevoos
Ushuaia oferece sobrevoos panorâmicos da cidade, seus arredores e do Canal de Beagle com diferentes durações. A dica é lembrar que esta atividade está sujeita a condições climáticas.
Passeios em Cerro Castor
Localizado a 26 quilômetros de Ushuaia, é o centro de esqui mais austral do mundo e o que oferece a temporada de neve mais extensa da América do Sul. Possui mais de 19 pistas e está a apenas 195 metros sobre o nível do mar.
Passeios em Valle de Tierra Mayor
Durante o clima do inverno, este vale oferece diversos centros invernais onde é possível realizar as mais diversas atividades, tais como esqui de fundo, caminhadas com raquetes de neve, trenós puxados por cães, motos de neve, entre outras.
Passeios de catamarã pelo canal de Beagle
Embarque ocorre no porto turístico no centro da cidade. O passeio inclui uma navegação pelas águas do Canal Beagle, percorrendo a costa norte do canal e o arquipélago e Faro Les Eclaireurs. É possível avistar diversas aves marinhas como cormorões, albatrozes, petréis e um ilha repleta de lobo marinhos. Um variação deste passeios (mais longa) visita também a Ilha Martilo onde existe uma colônia de pingüins de Magalhães. Neste tour não há desembarque na ilha. Os pingüins podem ser visitados de Novembro a meado de Abril.
* Existe uma opção com visita a Estância Halberton (onde nasceu Ushuaia), travessia em bote inflável com desembarque e caminhada em meios aos pingüins.
Parque Nacional Terra do Fogo
A entrada para o Parque Nacional da Terra do Fogo encontra-se 12 km ao oeste da cidade de Ushuaia. Ocupa uma superfície de 63.000 hectares e é habitat de espécies vegetais como lengas, guindos, calafates, notros, orquídeas, violetas, entre outras. Este passeio pelo Parque Nacional oferece diversas vistas do Canal Beagle emoldurado pelas montanhas e bosques. Observam-se turbales (espécie vegetal que absorve a água e seca os lagos), diques de castores, o rio Lapataia e a Laguna Verde. Aves como caiquenes e bandurrias habitam estas paisagens no verão. No coração do parque está a Bahia Lapataia, final da Rota Nacional nº 3, e às margens do Lago Roca, cujas águas mudam conforme o clima. * Uma dica para quem gosta de atividade existe um opção que inclui caminhada de 3 horas e canoagem no rio Lapataia (com pic-nic)
Passeio no Trem do Fim do Mundo
O Trem do Fim do Mundo é hoje um passeio turístico dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo que aproveita uma ferrovia construída pelos presidiários para trazer lenha dos bosques gelados. Adaptado ao turismo, o trem é agora aquecido e faz algumas paradas, inclusive na estação onde estão um hospitaleiro café e um pequeno museu ferroviário. Por meio de comentários gravados em vários idiomas, você conhecerá melhor este ícone histórico da patagônia.
Passeio no Museu Marítimo e do Presídio
Este museu ocupa o prédio do antigo presídio de Ushuaia, construído no começo do século XX e desativado em 1950. Ao visitá-lo, você pode percorrer dois dos cinco longos corredores cercados de celas que guardam surpresas como bonecos de cera mostrando os antigos prisioneiros, biografias de prisioneiros famosos e objetos da época. Uma ala do presídio, ocupada pelo Museu Marítimo, exibe miniaturas de navios famosos que passaram por aquela região e lembram importantes exploradores do passado, mostrando também como eram e como viviam os primeiros índios que habitaram Ushuaia.
Gostou? Quer começar a viajar por Ushuaia? Conheça alguns roteiros e pacotes AQUI