Uma câmera fotográfica é indispensável em uma viagem. Os melhores momentos em um lugar diferente estarão sempre registrados. Por sempre estar sendo usada, de vez enquanto ela precisa passar por uma manutenção. Na maioria dos casos, uma boa limpeza no sistema interno e nas lentes.
É comum as câmeras sofrerem danos devido a areia, ventos, mar, maresia ou até mesmo com o sol. Luiz Gonzaga, especialista da Beephoto, afirma que não existe uma periodicidade para a a manutenção, mas existem alguns cuidados que o proprietário deve ter. “Não existe periodicidade para limpeza de câmera, o importante é manter o equipamento em local seco e arejado, e com alguns saquinhos de sílica-gel, para evitar problemas com umidade no circuito interno e fungos na parte ótica do equipamento, evitar também a colocação de dedos ou mão nas partes óticas dos equipamentos, se isto acontecer por um acidente, limpe seu equipamento com um pano limpo e seco, eliminando toda a gordura dos locais afetados, o mesmo procedimento é indicado para quem tem contato com maresia”, afirma.
Mesmo com muitos acessórios de limpeza disponíveis no mercado, os profissionais não recomendam a ‘auto-manutneção’. O sistema interno das câmeras é muito complexo e qualquer erro, pode danificar a máquina para sempre. “A limpeza requer conhecimento do equipamento e habilidade em manuseio, um simples equivoco nesta operação poderá afetar seriamente os ajustes e sensibilidade do equipamento. Se aparecer sujeira nas imagens, é possível que tenha chegado a hora de enviar seu equipamento em oficinas especializadas referencialmente nas autorizadas para executar a limpeza e ajustes do equipamento”, conta Luiz.
Porém, durante uma viagem podem acontecer imprevistos. Como provavelmente você estará a dezenas de quilômetros de um profissional, existem alguns produtos que podem te ajudar a fazer uma limpeza de emergência na câmera. Para fazer uma limpeza na lente é necessário ter um pano anti-estatico macio. Papel higiénico e cotonetes também são uma boa opção. Algumas lojas de acessórios possuem pincéis com grafite, que são desenvolvidos especialmente para limpar as lentes. Produtos químicos de qualquer natureza não devem ser utilizados. Eles podem penetrar nas frestas afetando circuitos e oxidando partes internas.
A melhor maneira de conservar sua câmera é a protegendo bem. Durante uma viagem a máquina fotográfica precisa estar protegida do vento e da areia. “A melhor maneira de se proteger é primeiramente adquirir bolsas, cases ou mochilas apropriadas para transporte destes equipamentos. Se utilizados com saches de sílica-gel, ele também pode proteger seus equipamentos de impactos e temperatura. Ao utilizar equipamentos em locais de vento, pó, areia e maresia, pense em utilizar uma sacola ou saco estanque. Assim você poderá utilizar seu equipamento dentro destes dispositivos com total proteção e segurança”, lembra Luiz.