MAR MORTO E OS MARES DE ISRAEL

Nesse programa, Mar Morto e os Mares de Israel, vamos para um destino muito especial que você está acompanhando bastante por aqui, que é Israel. Neste vídeo vamos viajar pelos “3 mares” de Israel. Primeiro, vamos visitar Cesareia Marítima, antigas ruínas romanas que estão as margens do Mar Mediterrâneo. Depois, vamos visitar o famoso Mar da Galileia, onde Jesus caminhou sobre as águas e passou boa parte de sua vida. Por fim, vamos visitar o Mar Morto, o mar mais salgado do mundo onde é praticamente impossível afundar. Quer conhecer essas maravilhas de Israel? Então, Viaje Comigo!

CESAREIA MARÍTIMA | ISRAEL

Cesareia Marítima, uma cidade portuária situada na costa mediterrânea de Israel, é um verdadeiro tesouro histórico. Fundada por Herodes, o Grande, no final do século I a.C., Cesareia rapidamente se tornou um centro vital de cultura, comércio e política no antigo Império Romano. Hoje, as ruínas impressionantes de seu teatro, hipódromo, aqueduto e palácio continuam a atrair visitantes de todo o mundo, oferecendo um vislumbre fascinante da grandiosidade e complexidade do passado. Faça conosco um passeio pelo Anfiteatro, que na época, foi construído para agradar o imperador César e onde haviam inúmeras apresentações, discussões políticas e as famosas lutas dos gladiadores romanos. Não deixe de conhecer também o Hipódromo, um dos lugares mais importante da cidade, construído por Herodes, o Grande, este estádio monumental era palco de emocionantes corridas de cavalos, um dos passatempos favoritos dos romanos. Com capacidade para milhares de espectadores, o hipódromo não só refletia a grandiosidade da engenharia romana, mas também servia como um centro de entretenimento e interação social.

O Porto da cidade de Cesareia Marítima era gigantesco e tinha capacidade para receber mais de 300 navios. Hoje resta pouco dessa estrutura, mas ainda podemos ter uma boa ideia do seu tamanho original. Na parte central da cidade em uma área aberta que avança sobre o mar, ficava o Palácio de Herodes, um dos muitos construídos por ele por toda Israel. Era dividido em duas partes: o palácio alto no mesmo nível da cidade e o palácio baixo, mais perto do mar. Ainda hoje é possível observar os poucos pisos que restaram daquela época. Além de ser um lugar com uma paisagem muito bonita, guarda muito da história da época dos romanos, vale a pena conferir de perto.

Cesareia Marítima - Israel
Cesareia Marítima - Israel

MAR DA GALILÉLIA | CIDADE CAFARNAUM | ISRAEL

Cafarnaum está localizada na margem norte do mar da Galiléia e foi um dos lugares mais frequentados por Jesus e seus discípulos, por isso, ainda hoje é conhecida como a Cidade de Jesus. Cafarnaum era uma cidade de pescadores e foi construída bem as margens do mar da Galiléria que, na verdade, é um imenso lago. É um lago tão grande, mas tão grande, que parece um mar.

Um dos milagres ocorridos nessa cidade foi a cura da sogra de Pedro. Nos evangelhos de Marcos e Lucas, este episódio acontece após o exorcismo na sinagoga em Cafarnaum, quando Jesus vai até a casa de Pedro. Lá ele vê a sogra do apóstolo deitada numa cama com febre muito alta. Jesus toca a mão dela, a febre desaparece, ela se levanta e passa a tratar das necessidades dele. Quando os arqueólogos descobriram uma casa bem antiga escrita em volta, “Casa de Pedro”, construíram uma igreja suspensa para não destruir as ruínas que ali encontraram. Um dos lugares que não pode deixar de conhecer é a Sinagoga de Carfanaum, próxima a casa de Pedro e o kibbutz Ginosar, um museu as margens do mar da Galiléia. Esse museu guarda um achado importantíssimo que foi encontrado há alguns anos. Um barco com dois mil anos de idade, ou seja, um barco de pescadores igual àqueles usados na época de Jesus. O mais legal é que de lá também saem barcos modernos que levam para um passeio imperdível pelas águas do mar da Galiléia.

A parte norte do mar da Galiléia é pontilhada de sítios arqueológicos como, por exemplo, Mhagdhalla e Korazim e também por igrejas, muitas delas homenageando lugares e eventos da vida de Jesus. Um dos lugares mais famosos é Tabgha. Da mesma maneira que acontece em Jerusalém, todos os lugares considerados sagrados têm uma igreja, uma mesquita, ou uma sinagoga, e aqui não poderia ser diferente.  Uma igreja cristã marca o lugar da multiplicação dos pães. Embora seja uma igreja moderna, ela ainda preserva muitos detalhes antigos como os vidros feitos de Alabastro, o piso original da igreja bizantina do século 5° e lindos mosaicos que são constantemente restaurados. Outra igreja bem visitada nessa região é das Bem-aventuranças, construída sobre uma colina com uma vista espetacular para o mar da Galileia. Ela foi construída de forma octagonal de maneira a exibirem em suas paredes, as oito bem-aventuranças mencionadas por Jesus.

Cafarnaum ou Cidade de Jesus - Mar da Galiléia - Israel
Barco turístico no Mar da Galiléia - Israel

MAR MORTO | ISRAEL

O Mar Morto, localizado na fronteira entre Israel e Jordânia, é um dos destinos mais fascinantes e únicos do mundo. Conhecido por suas águas extremamente salgadas e suas propriedades terapêuticas, este lago hipersalino é o ponto mais baixo da superfície terrestre, situado a cerca de 430 metros abaixo do nível do mar. Além de suas águas densas que permitem flutuar facilmente, o Mar Morto é cercado por paisagens deslumbrantes e tem uma rica história que remonta há milênios.

Dicas de Passeios no Mar Morto:

  • Flutuar nas Águas Salgadas:

Uma das experiências mais icônicas do Mar Morto é flutuar em suas águas extremamente salgadas. A alta salinidade permite que você flutue sem esforço, proporcionando uma sensação única e relaxante.

  • Aplicar Lama Terapêutica:

A lama do Mar Morto é rica em minerais e conhecida por seus benefícios para a pele. Muitas praias e spas oferecem a oportunidade de se cobrir com essa lama terapêutica para um tratamento natural de beleza e saúde.

  • Visitar Ein Gedi:

Ein Gedi é um oásis verde próximo, ao Mar Morto, famoso por suas belas trilhas, cachoeira e vida selvagem. É um excelente lugar para fazer caminhadas e desfrutar da natureza exuberante.

A histórica fortaleza de Masada, situada no topo de uma montanha com vista para o Mar Morto, é um local imperdível. Você pode subir a montanha a pé ou de teleférico e explorar as ruínas que contam a história de resistência dos judeus contra os romanos.

  • Relaxar em um Spa:

Existem vários spas ao redor do Mar Morto que oferecem tratamentos com produtos derivados das águas e da lama do Mar Morto. Aproveite para relaxar e rejuvenescer em um desses estabelecimentos.

  • Observar o Pôr do Sol:

O pôr do sol no Mar Morto é espetacular. As cores vibrantes do céu refletidas nas águas salgadas criam um cenário de tirar o fôlego, perfeito para fotos e momentos de contemplação.

  • Visitar Qumran:

Qumran é o local onde foram descobertos os Manuscritos do Mar Morto. As cavernas e o sítio arqueológico oferecem uma visão fascinante da vida dos essênios, uma seita judaica antiga.

  • Explorar Reservas Naturais:

Além de Ein Gedi, a região possui outras reservas naturais que valem a pena ser exploradas, como a Reserva Natural de Masada e a Reserva Natural de Einot Tzukim, cada uma oferecendo paisagens e trilhas únicas.

Mar Morto - Israel
Mar Morto - Israel

UMA VIAGEM PELOS TRÊS MARES DE ISRAEL

Nossa viagem pelos três mares de Israel deixou memórias inesquecíveis! O Mar da Galileia, com suas águas doces e serenas. Em contraste, o Mar Morto, o ponto mais baixo da Terra, que oferece  uma experiência única de flutuação em suas águas densamente salgadas. E a antiga cidade portuária de Cesareia Marítima que nos transporta de volta à era romana, com suas ruínas majestosas.

Quer viajar para Israel? Quer conhecer de perto todos esses destinos? A Gold Trip Viagem e Turismo possui diversos pacotes e viagens em grupo com guias desde o brasil ou guias em português no destino.