Se você vai visitar a África pela primeira vez, uma coisa é certa: você vai fazer uma SAFÁRI! A África é um continente impressionante, que tem grandes áreas selvagens, aonde elefantes, girafas, zebras e leões vivem livremente. Agora, resta a dúvida? Aonde fazer um safári na África?
Para responder essa pergunta, fomos até a Gold Trip Turismo, uma agência de viagens online que oferece pacotes turísticos para o Brasil e o mundo. Eles são especialistas em diversos destinos africanos aonde é possível realizar safáris, como a África do Sul, Zimbábue, Namíbia, Tanzânia e Quênia. Nesta entrevista, eles tiraram várias dúvidas sobre aonde fazer essa atividade, e qual tipo de safári é o mais recomendado para cada tipo de turista.
Os safáris fotográficos são os mais comuns. Eles são oferecidos na maioria das parques e agências. Normalmente, os safáris fotográficos são feitos em carros 4×4 adaptados, sem o teto, e com os assentos mais altos para o turista ter uma vista melhor. Os carros sempre são acompanhados de um “tracker”, guia local que segue as pegadas e rastros dos animais, e um “ranger” guia/condutor armado, que garante a segurança e melhor caminho do veículo. É de extrema importância ter guias capacitados em um ambiente selvagem. Afinal, ninguém quer encarar um elefante ou um leão despreparado.
Existem também os “self-safáris”, aonde o viajante aluga um carro e roda por uma reserva. É um dos mais procurados por ser o mais econômico, porém, tem seus prós e contras. Um dos maiores benefícios desse tipo de safári é a liberdade de parar o carro aonde você quiser, e ficar lá, o tempo que quiser. Na minha opinião, os maiores contras desse tipo de safári são dois:
*Falta de um guia local: Um guia especialista na fauna e flora torna a viagem muito mais proveitosa. Uma coisa é você observar um animal, outra é você aprender sobre seus hábitos e costumes.
*Distância: As reservas que permitem o turista dirigir o próprio veículo são gigantescas. O Parque Kruger, por exemplo, é considerado um dos maiores do mundo. Nessas reservas é proibido sair fora da estrada, ao contrário das reservas que usam seus próprios carros. Assim, fica difícil fazer uma boa observação dos animais.
Tá pensando em viajar para a África? Entre aqui e descubra roteiros e pacotes.
Assista os Programas Viaje Comigo COMPLETOS da África AQUI