Apesar de ser um deserto, o Atacama possui uma grande variação de temperatura. Pra você não passar apertado, o Viaje Comigo preparou um material sobre a melhor época para visitar o Deserto do Atacama! Confira:
O clima no Deserto do Atacama é magnífico durante o ano inteiro, com mais de 90% de dias de sol radiante. É a área mais árida do país devido à presença da corrente fria de Humboldt. Durante o verão (janeiro, fevereiro e março) a máxima fica em torno dos 27 °C, chegando às vezes aos 32 °C. A mínima durante a noite é de 16 °C. Entre janeiro e março, o chamado inverno do altiplano deixa cair chuvas ocasionais. No inverno (junho, julho e agosto) a temperatura média no dia é de 22 °C e à noite 4 °C, descendendo em casos extremos a -2°C. Em qualquer que seja a estação,a dica é nunca de esquecer de levar sempre agasalho durante os passeios, e tome muita água.
Nos Geisers del Tátio e no altiplano – por causa da altitude – as temperaturas são baixas durante todo o ano, chegando várias vezes a negativas.
Deserto do Atacama – Janeiro e fevereiro:
As raras chuvas que podem cair na região são mais comuns durante o chamado “inverno altiplânico”, que ocorre justamente nestes meses. Mas não se preocupe, as chuvas geralmente não duram mais de 3 dias.
Deserto do Atacama – Março, abril, maio e junho:
Uma ótima época para visitar o Deserto do Atacama. A noite, assim como no restante do ano, a temperatura diminui cerca de 10 graus após o por do sol.
Deserto do Atacama – Julho e agosto:
São os meses mais procurados para o turismo e também época de inverno. Durante o dia a temperatura chega aos 22 oC, e à noite cai para 4 oC.
Deserto do Atacama – Setembro, outubro, novembro e dezembro:
Clima mais quente e agradável. Em setembro podem acontecer as raras tempestades de areia. Outubro e novembro são meses de grande procura pelo turismo doméstico, por isso é recomendável reservar com antecedência.
Passeio na altitude
Uma atenção especial deve ser dada aos passeios nas altitudes acima de 3 mil metros. As temperatura são geralmente 10ºC mais baixas do que em San Pedro. No passeios ao Salar de Uyuni e ao geiser de Tatio, as temperaturas podem ser ainda mais baixas devido ao horário do tour e da altitude acima de 4 mil metros. No Geiser de Tatio, a temperaturas pela manhã (horário do tour) podem chegar a 18°C negativos no inverno e 0ºC no verão. Leve boas roupas de frio por cima e roupas de verão por baixo, pois gradativamente esquenta até que uma bermuda e uma camiseta é o suficiente para ficar confortável.
Se planeja visitar o Salar de Uyuni, sugerimos evitar os meses de Janeiro e Fevereiro, devido as chuvas na altiplano.
San Pedro está a 2.500 (m.s.n.m.) e não apresenta restrições. Alguns asseios porém podem chegar a 4.300 ou a 4.800 metros de altitude. Nestes caso pode haver desconforto devido ao “soroche” ou mal da altura. Recomenda-se tomar muita água, caminhar devagar e evitar movimentos bruscos (como abaixar-se ou levantar). Evite consumir alimentos pesados. Abuse dos chocolate e frutas.
Médias Climáticas do Deserto do Atacama
Clima e precipitação para o Atacama