Existem, no mercado, incontáveis modelos e marcas de câmeras digitais. O processo de escolha envolve variáveis como preço, funções e até o peso, se você for viajar apenas com uma mochila e tem na economia de espaço uma prioridade. Entretanto, podemos oferecer algumas dicas para quem gosta de fotografar, baseadas em seu perfil de uso.Veja dicas de como escolher uma câmera digital que combine com o seu jeito de fotografar.
Câmeras para o dia a dia e de utilização simples
Se você prefere adquirir o equipamento para registrar fotos de família ou casuais, o mais indicado é a câmera compacta de visor direto. Na maioria das vezes, apresenta-se quase inteiramente automática, facilitando na hora do click.
Essas máquinas são as câmeras digitais comuns, as famosas “point-and-shot” (aponte e dispare). Se você não tiver tanta experiência assim, esses modelos vão ser a melhor escolha. Procure funções como Smile Shutter e Face Detection que, respectivamente, identificam sorrisos e faces em fotos com pessoas, e ainda facilitam a hora do click. São de grande utilidade nas festas de família e na apresentação das crianças na escola.
Uma câmera compacta pode até mesmo ser utilizada em viagens sem problema algum, principalmente se contar com o recurso de Foto Panorâmica, ideal para registrar aquela paisagem de cair o queixo.
Se você está pensando em comprar uma câmera compacta, aqui vai uma sugestão. A Samsung DV150 tem resolução de 16.2MP e vem com um diferencial, um visor frontal! Ótimo para você que adora tirar autorretrato, também conhecido como selfie.
Câmera semiprofissional para fotos com mais qualidade
Para quem encara o ato de fotografar com um pouco mais de cuidado artístico, uma boa opção é a câmera semiprofissional. Elas resultarão em fotos mais trabalhadas, com profundidade e flash mais suave.
Tais características devem-se, principalmente, ao conjunto óptico melhor, com lentes de grandes fabricantes, zoom mais poderoso e diversas possibilidades de regulagem da câmera digital, que vão de recursos inteligentes de “leitura de ambiente” até operação inteiramente manual.
Alguns modelos têm chegado ao mercado, inclusive, com recursos de câmeras profissionais, como a troca de lentes. De novo, aqui, vale realizar uma avaliação frente ao custo/benefício que você precisa, pois esses modelos geralmente custam mais que uma câmera compacta.
Uma boa opção para você pode ser a Nikon L820. Com recursos mais avançados e uma eficiente lente Nikkor, você com essa câmera semiprofissional pode até filmar em Full HD!
Câmeras para ter todos os recursos de um profissional
Além de corpo mais robusto, a principal característica das câmeras profissionais, as chamadas DSLR, é a possibilidade de intercambiar lentes. Vale o lembrete, aliás: a câmera profissional não é nada sem lentes profissionais.
A dica mais comum de fotógrafos experientes é investir no “corpo” da câmera digital com preço acessível e com o básico de controles, e se dedicar a escolher um conjunto de lentes de primeira linha, com superzoom por exemplo.
Câmeras digitais Nikon e câmeras digitais Canon disputam a preferência do público e apresentam, em geral, características semelhantes que vão do controle total dos elementos da foto até a possibilidade de gerar arquivos RAW para manipulação posterior da foto em softwares especializados, incluindo displays de proporções maiores que a média do mercado.
Opções não faltam para você escolher, e uma câmera profissional de destaque é a Canon 60D. O seu processador Digic 4 reproduz com nitidez cada cena e ela vem ainda com um visor LCD articulado, que facilita na hora de encontrar diversos ângulos para fotografar.
Qual tipo de câmera digital comprar?
Na hora de comprar uma câmera digital, é preciso analisar para quais momentos você deseja registrar. Para fotos do dia a dia, uma máquina compacta pode já ser suficiente. Mas, se você já entende do mundo da fotografia e quer aproveitar diversos recursos manuais, vale a pena investir em uma câmera profissional e fazer fotos com muita qualidade.
E se você ainda não está completamente seguro em comprar uma câmera DSLR, pode comprar uma câmera semiprofissional e começar a clicar com recursos mais avançados do que um modelo de máquina fotográfica compacta.
Fonte: http://www.zoom.com.br/camera-digital/deumzoom/como-escolher-uma-camera-digital