Confira as dicas para o Canadá do Viaje Comigo! Assim, você pode começar a se preparar para a melhor viagem da sua vida!

Idioma: Os idiomas oficiais são o inglês e o francês (em muitas partes você verá sinalização nos dois idiomas). Entretanto, o francês só é ostensivamente usado na província de Quebec.

Visto: É necessário visto para os brasileiros que desejam visitar o Canadá. Há dois tipos de visto para turistas: o de única entrada e o de múltipla entrada. Atenção no momento de escolher o seu. Se você planeja fazer um cruzeiro ou visitar os EUA, vai precisar do visto de múltipla entrada.

Vacina: Não é necessária nenhuma vacina.

Moeda: Dólar canadense (cotação muito similar ao dólar americano).

Fuso horário: O Canadá possui 6 fusos horários, de leste a oeste, com uma diferença de quatro horas e meia de uma costa à outra. Em relação ao horário de Brasília, as diferenças de fuso nas áreas onde estão os principais atrativos são de -5 horas (costa do Pacífico), -4 horas (Montanhas Rochosas), -2 (Costa Leste – Toronto, Quebec, Montreal).

Código telefônico: 1

Estradas no Canadá

Viajar de carro pelo Canadá é bastante fácil. A maioria das leis de tráfego é muito parecida com as brasileiras, com a diferença que os canadenses são muito mais obedientes do que nós. As velocidades limite são respeitadas e os motoristas são normalmente bem pacientes. Há radares espalhados pelas estradas. O uso do cinto de segurança é obrigatório.

Viajando de trem no Canadá

A ferrovia Transcanadense possui 6.315 quilômetros de extensão, unindo o Canadá de costa a costa. A viagem completa, que leva cerca de 10 dias (o período depende do tempo reservado para as cidades visitadas), cobre o Atlântico, o oeste e os Grandes Lagos. O turista que fizer o roteiro todo pode descer para explorar um determinado destino e depois, quando desejar, tomar outro trem. Os trens são muito confortáveis, e estão divididos em diferentes classes, que variam entre a mais econômica e a mais luxuosa. Em todas as classes, no entanto, há conforto suficiente para atender o viajante. No “The Canadian”, trem da empresa Via Rail que opera por todo o país, os vagões que percorrem o oeste do Canadá possuem infraestrutura com bar, restaurante e o vagão skyline, que permite uma visão de 360º da paisagem. Já o “Rocky Mountaineer” é um produto por si só, e seu foco são viagens panorâmicas diurnas na costa oeste, principalmente nas Montanhas Rochosas.

Alimentação Canadense

O Canadá possui uma cozinha internacional, com forte influência dos Estados Unidos. Pratos a base de carnes (bovina, aves e peixes) são bastante comuns em todo o país. Não há um prato típico, já que cada província tem sua especialidade. Os frutos do mar são as estrelas da culinária em várias pontos, pois o país é banhado por três oceanos. A região de Quebec é famosa por manter a tradição da culinária francesa; prove o “poutine”, ótima sugestão como entrada para acompanhar um bom bate papo (batatas fritas cobertas com queijo e um molho especial). Toronto e a região de Ontário oferecem grande variedade gastronômica, o salmão é um dos destaques, que também tem ótimas verduras e frutas – cuja produção mais festejada é justamente a de Ontario. As pradarias oferecem saborosas carnes e churrascos. Já a influência oriental está mais presente na costa oeste. Quer se sentir um canadense? Peça um “Sugar Pie” como sobremesa. É um tipo de torta com recheio cremoso, e (bastante!) doce. O maple syrup, o xarope do plátano, é um dos produtos típicos do Canadá, e é usado em muitos pratos. Os vinhos canadenses vêm alcançando grande destaque internacional; prove o Ice Wine, feito a partir de uvas congeladas.

Gorjetas no Canadá

Normalmente a taxa de serviço e as gorjetas não vêm incluídas na conta. 15% é um valor usual se você está satisfeito com o serviço em restaurantes. Para carregadores em hotéis, aeroportos e estações, CAD1 por bagagem carregada é o de costume.

Horário comercial no Canadá

Lojas e supermercados normalmente ficam abertos entre 09h00 e 18h00, sendo que nas grandes cidades os supermercados funcionam entre 07h30 e 21h00.

Compras no Canadá

Os preços no Canadá são semelhantes aos praticados nos Estados Unidos. Em geral, os serviços custam mais caro que no Brasil; já produtos individuais como eletrônicos, roupas e perfumes possuem um preço mais vantajoso em relação ao Brasil.

O que levar ao Canadá

A bagagem a ser levada depende muito do destino, do clima na época do ano e da finalidade da viagem. No inverno canadense a melhor proteção são os casacos, chapéus, luvas e cachecóis. No verão, leve roupas confortáveis e não se esqueça de um agasalho leve para as noites mais frescas. Se você viaja exclusivamente a turismo e não pretende fazer muitos passeios com programas noturnos mais sofisticados, simplesmente esqueça as roupas mais formais. Os passeios diurnos são mais bem apreciados no conforto de uma roupa informal. Roupas mais formais serão necessárias apenas em certos tipos de ambientes, como restaurantes e clubes noturnos.