Mendoza é um dos destinos mais procurados na Argentina. Além de lindas paisagens, existem dezenas de vinícolas renomadas, que podem ser conhecidas e visitadas. Tá pensando em viajar para lá? Então confira nossas dicas para se preparar pra esta viagem
Idioma: Espanhol.
Visto: Brasileiros não precisam de visto tanto para a Argentina como para o Chile.
Vacina: Não é necessária nenhuma vacina.
Moeda: Peso argentino; há notas 2, 5, 10, 20, 50 e 100, e moedas de 1 peso e de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos. Peso chileno; notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000 pesos, e moedas de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 pesos.
Fuso horário: Entre – 1 e -2 horas
Código telefônico: 54 (Argentina), 56 (Chile).
Gorjetas: O serviço não vem incluso na conta. Você pode deixar 10% do valor em e restaurantes, e dar uma gorjeta voluntária para porteiros, carregadores e vaga-lumes de espetáculos.
“Remises”: Além dos taxis, as cidades argentinas possuem serviços de “remises”, empresas que trabalham com valores fechados de acordo com a região da cidade onde se quer ir.
O clima na região de Mendoza é árido e é a principal passagem através da cordilheira dos Andes para o Chile.
Vejas abaixo algumas dicas para a região:
Cuidado Especiais
O país é seguro e estável, entretanto, como em qualquer lugar do mundo, não deverá ser descuidado e nem se expor de forma imprudente.
Durante o inverno, tenha cuidado especial com o gelo formado nas ruas e calçadas.
Se for atravessar para o Chile não é permitido levar alimentos: não industrializados, carnes, queijos, frutas ou sementes.
Compras
Indispensável trazer vinhos argentinos, à venda nas muitas bodegas dos arredores vinícolas da cidade de Mendoza nos distritos de Lujan de Cuyo, Maipu e Godoy Cruz: a “portuguesa” Finca Flinchman; Catena Zapata; Escorihuela; Bodega La Rural; Salentein; Septima, etc. etc.; mesmo no centro de Mendoza, a pequena adega e sala de prova da Fundación Sastre Burgos, na Avenida Mitre 1520.
Os mais consumistas podem aventurar-se com passeios nas lojas de roupa e acessórios de moda nas ruas mais comerciais da cidade, a Av. Sarmiento, a Av. Las Heras e a Av. San Martin; ou ainda deliciar-se com iguarias regionais de vários tipos no Mercado Municipal.
Estradas de Mendoza
As estradas na região são asfaltadas e estreitas com muito trafego, especialmente de caminhões que fazer a travessia para o Chile. A maioria está em bom estado de conservação.
Há muitas estradas de terra que levam atrativos turisticos na pré-cordilheira e no planalto semi-árido.
A travessia pelo caminho internacional pode ser fechada por nevascas durante o inverno. A interrupção pode durar desde algumas horas até alguns dias.
Quanto mais próximo da fronteira, há menos recursos e apoio para os motoristas.
Vistos e vacinas para Mendoza
Os brasileiros não necessitam visto para entrar no país, somente passaporte válido ou carteira de identidade. Sugerimos que a foto do documento não seja muito antiga para evitar transtornos. (atenção: não são aceitas carteiras emitidas por órgãos de classe como OAB, CRM, COREN, etc.). Não é necessário nenhum tipo de vacina.
Moeda e preços de Mendoza
Na Argentina a moeda é o Peso Argentino. Os preços são um pouco mais elevados do que os praticados em Buenos Aires, mas ainda assim são mais baixos que no Brasil. O dólar e o Real são aceitos facilmente, embora seja aconselhável viajar também com a moeda local para conseguir melhores preços.
Casas de Câmbio e Bancos
Cambio y Turismo Santiago
Av. San Martin, 1199 – Mendoza
Tel: (261) 420-0318
Banco Regional de Cuyo
Av. San Martín, 841 – Mendoza
Tel: (261) 438-0333
Museus
Museo Del Pasado Cuyano
Montevideo, 544 – Mendoza
Tel: (261) 423-6031
Museo de Ciencias Naturales y Antropológicas “Juan Cornelio Moyano”
Avenida de Circunvalación Carlos Thays e Avenida Las Tipas, Parque Gral. San Martín
Restaurantes
Sua gastronomia, em maior parte baseada na culinária argentina, tem raras exceções nas compotas de frutas e leguminosas de fabricação caseira, parte da tradição mendocina do plantar-colher-produzir e consumir (ou, no caso, vender). A “parrillada” é típica para turistas e, em caso de maior intimidade, não pode se deixar de provar as empanadas mendocinas, que raramente são vendidas nas ruas.
Restaurante Azáfran
Av. Sarmiento 765, Mendoza
Tel. (261) 429-4200
Em um ambiente rústico, mas acolhedor, uma combinação perfeita da gastronomia local com os melhores vinhos argentinos. O Azafran produz e vende aos clientes um mapa das vinícolas da região de Mendoza.
Facundo Parrilla Restaurant
Sarmiento 641, Mendoza
Tel. (261) 420-2866
A melhor carne do mundo, assada por grandes especialistas num ambiente acolhedor e sofisticado.
Assistência ao turista:
Consulado do Brasil em Mendoza
Tel. (261) 423-0939
Centros de Informação Turística (CIT):
*CIT I: 9 de Julio – Entrepiso
Tel: (261) 449-5185
Segunda a Sexta das 8h15 às 13h30
*CIT II: Av. San Martín e Garibaldi
Tel: (261) 420-1333
Diariamente das 9 às 21h
*CIT III: Av. Las Heras e Boulevard Mitre
Tel: (261) 429-6298
Segunda a Sexta, das 9 às 13h30 e das 16 às 20h; Sábados das 9 às 13h30