Bandeira - ÁfricaIdioma: Suaili e Inglês.

Fuso horário: + 6 horas

Código telefônico: 255

Visto: Brasileiros precisam de visto. O Departamento de Serviços de Imigração da Tanzânia introduziu um novo procedimento de obtenção de vistos de entrada que requer que todos os visitantes preencham um formulário de solicitação de vistos na chegada ao ponto de entrada. Este é um novo procedimento, pois até pouco tempo, os visitantes obtinham e pagavam o visto ao chegar. Com o novo sistema, todos os visitantes que chegarem sem visto de entrada terão que preencher dois formulários de imigração – o Formulário de Declaração de Entrada e o novo Formulário de pedido de Visto. A taxa de visto tem um custo aproximado de USD 50. O passaporte deve estar válido por no mínimo 6 meses, e com pelo menos duas páginas em branco, lado a lado.

Vacina: É obrigatório apresentar o comprovante internacional de vacina contra febre amarela, tomada até 10 dias antes da viagem. Recomenda-se também que os visitantes sejam vacinados contra a Hepatite A e estejam com a vacinação contra poliomielite e tétano em dia (não é obrigatório, apenas recomendado).

Moeda: Xelim Tanzaniano. Todos os hotéis e bancos ao longo da rota aceitam e convertem dinheiro em espécie ou traveller checks para a moeda local. Os hotéis aceitam praticamente todos os cartões de crédito internacionais (Visa e Mastercard são os mais difundidos). Na Tanzânia somente são aceitos dólares americanos emitidos a partir de 2001 (não são aceitas notas antigas).

Como chegar na Tanzânia:

O mais comum é visitar a Tanzânia em um roteiro juntamente com o Quênia. A travessia da fronteira entre os dois países se dá na cidade de Namanga. Para viajar desde o Brasil, saindo de São Paulo, a Cia. Aérea South African Airways voa até a capital do Quênia – Nairobi – com escala na cidade sul africana de Johanesburgo, para continuar por via terrestre até a Tanzânia.

Tanzânia

Horários de Funcionamento:

Bancos abrem de 08h30 às 15h00 de segunda a sexta, e o comércio das 08h30 às 17h00 de segunda a sábado.

Transporte na Tanzânia :

Visitantes podem dirigir usando sua carteira de motorista internacional. Assim como no Quênia, usa-se a “mão inglesa”, ou seja,Tanzânia dirige-se pelo lado esquerdo da rua e a ultrapassagem é feita pela direita. As distâncias são medidas em quilômetros e o combustível usado é gasolina ou diesel. As condições das estradas são variáveis e podem ser muito pobres em áreas remotas. Dirigir à noite na maioria das áreas não é aconselhável.

O que vestir na Tanzânia:

Recomenda-se roupas leves e confortáveis, de manga longa no entardecer e à noite para se proteger dos insetos. Não se esqueça do agasalho para usar durante as noites. E não se esqueça de sempre conferir o clima do local antes. O calçado mais apropriado são botas de caminhada ou tênis confortáveis. Para as mulheres, é importante lembrar que há uma população mulçumana e, por isso, na cidade devem estar atentas a não usar roupas muito curtas e blusas cavadas. Leve também repelente, protetor solar, hidratante para os lábios, óculos de sol, lanterna, boné e lenços para o pescoço.

Água na Tanzânia:

Beba sempre água engarrafada ou fervida.

Compras na Tanzânia:

Entre os produtos locais que você pode adquirir estão pimentas e esculturas.

Comendo na Tanzânia:

Na Tanzânia você encontrará boa carne, massas e saladas. Os hotéis possuem bons restaurantes que oferecem um cardápio internacional. Há uma forte preferência por carne no interior (geralmente grelhada ou assada) e por peixes nas regiões costeiras. Entre as carnes mais raras estão a de gnu, antílope e búfalo; caso prefira as menos exóticas, você também encontrará carne bovina, de cordeiro, frango e porco. Os acompanhamentos geralmente são cozidos e principalmente arroz; alguns molhos levam curry ou coco, o que dá um sabor diferenciado.

Bagagem:

De acordo com o itinerário escolhido, pode haver limite na bagagem a ser transportada durante a excursão. Por isso, o mais conveniente é levar malas o mais leve possível e sem excessos. Muitos hotéis disponibilizam serviço de lavanderia, ou também oferecem maleiro onde você pode deixar parte da bagagem que não será utilizada e retirar na volta.

 Observação de vida animal e selvagem na Tanzânia:

Tanzânia

 

Não é permitido incomodar, alimentar ou fazer barulho para chamar a atenção dos animais, e também é perigoso tentar tocá-los. Durante os passeios nos safáris, não é permitido andar fora das dependências dos hotéis e, em alguns casos, é inclusive recomendável ser acompanhado por algum funcionário em alguns setores. É proibido se sentar no teto dos veículos e permanecer de pé enquanto o mesmo está em movimento. O uso do cinto de segurança é obrigatório.