Há alguns anos os passageiros de todo Brasil vem perdendo cada vez mais direitos quando o assunto é voar. Enquanto isso, as companhias aéreas vão ganhando cada vez mais espaço para lucrar na venda de seus serviços extras, que já estavam (antes) incluídos no preço do bilhete.

Já era de se esperar. A moda de cobrar por bagagem despachada, marcação de assento, refeições começou há muito tempo nos Estados Unidos e na Europa chegou por aqui. Porém, lá no velho continente, a pratica é usada por companhias de baixo-custo, como a Ryanair e a EasyJet (lembrando que no Brasil não existem companhias assim). Como viram que o negócio era lucrativo, as companhias tradicionais também adotaram a prática.

Graças ao Senhor, nosso país sempre teve uma legislação aérea que protegia e garantia nossos diretos. Porém, tudo começou a muda há alguns anos. Primeiro, começaram cobrar pelas poltronas nas saídas de emergência. Segundo eles, o espaço extra entre as pernas traz mais conforto para o passageiro, e como é diferente das poltronas normais, deve ter um valor diferencial. Lembrando que só existe esse espaço extra porque é um código de segurança internacional para saídas de emergência.

Alguns meses depois, a Agência Nacional de Aviação Civil muda suas regras, e a bagagem despachada de 23kg não é mais um direito de cada passageiro. Depois o serviço de bordo deixou de ser cortesia, e seus produtos começaram ser vendidos. Marcação de assentos? Esquece! Se quiser marcar sua poltrona no momento da compra do bilhete ou antes de 48h antes do seu voo, você também terá que pagar uma taxa extra. (Veja os link sobre regras e direitos da ANAC no fim do post)

Perceberam? Perdemos direitos para aumentar o lucro deles. Mas infelizmente, os problemas não param por ai. Muitas vezes o passageiro também não é tratado com respeito. Nem pela equipe de solo, nem pelos comissários. Às vezes é difícil você encontrar um simples sorriso. Eu sei, lidar com pessoas não é fácil. Mas ali dentro do avião precisa existir o profissionalismo. Um bom dia olhando nos olhos, uma atenção na hora de dar informação ou na simples maneira de tirar uma dúvida.

A maioria das viagens começa pelo aeroporto, pelo avião. Quando a experiência a bordo não é agradável, pode ter certeza, a viagem começa com o pé errado. Vai ser o marido estressado, a esposa sem paciência e os filhos inquietos. Um mau humor só!

Não estou dizendo que toda viagem de avião é horrível. Nada disso. Já viajei e continuo viajando com companhias que prezam pelo serviço e bom atendimento. Existem sim profissionais que zelam por seus passageiros, tentando ao máximo transformar o voo em uma ótima experiência. As outras companhias que tratam o passageiro como um número, eu prefiro não usar, nem que tenha que pagar um pouco mais caro por isto. Faça o mesmo!

Apesar de todos os direitos que perdemos durante estes anos, só peço uma coisa para o setor aéreo: Mais respeito pelo passageiro.

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Atrasos e Cancelamentos de Voo – ANAC
http://www.anac.gov.br/publicacoes/dicas_anac_atrasos_e_cancelamentos_web.pdf

Novas Regras do Transporte Aéreo
http://www.anac.gov.br/publicacoes/publicacoes-arquivos/novas_regras_do_transporte_aereo.pdf

Guia de Direitos e Acessibilidade do Passageiro
http://www.anac.gov.br/publicacoes/publicacoes-arquivos/guia_de_direitos_do_passageiro.pdf

 

Erick Goldschmidt
* Este texto reflete minha opinião pessoal