ONDE JESUS FOI SEPULTADO? | SANTO SEPULCRO ou JARDIM DA TUMBA | ISRAEL
No programa Onde Jesus foi sepultado, continuamos nossa viagem por Jerusalém, a cidade mais importante de Israel. Aqui, visitamos os dois prováveis lugares onde Jesus foi sepultado. Primeiro, conhecemos o Santo Sepulcro, o mais tradicional, dentro das muralhas. Depois, fomos ao Jardim da Tumba, outro local especial na cidade! Quer viajar por Israel? Quer conhecer a Terra Santa? Então, Viaje Comigo!
VIA DOLOROSA | JERUSALÉM | ISRAEL
Quero compartilhar uma experiência incrível que tivemos na antiga cidade de Jerusalém. Com uma área de aproximadamente um quilômetro quadrado, essa cidade é cercada por muralhas romanas do século 16 e abriga muitos lugares sagrados para cristãos, muçulmanos e judeus. Foi aqui que nossa viagem em busca do lugar do sepultamento de Jesus começou. Nosso grupo se reuniu na primeira estação da Via Dolorosa, o caminho que Jesus percorreu após ser condenado. A estação número 1 é uma igreja construída ao lado da Fortaleza Antônia. Dali, Jesus caminhou até o Calvário. É impressionante ver quantas procissões e grupos de peregrinos partem desse ponto, todos buscando refazer o caminho doloroso de Jesus.
Fazer esse passeio com um guia é bem importante. Enquanto caminhamos pela Via Dolorosa até o local do sacrifício e sepultamento de Jesus, recebemos uma verdadeira aula sobre a história e a importância de cada parada.
A via dolorosa atravessa o bairro muçulmano por ruas estreitas e cercadas de lojas, cafés e lugares bem antigos e bonitos, que nos levam até a Igreja do Santo Sepulcro. Essa via já não é exatamente as ruas percorridas por Jesus, pois aquela cidade Romana já não existe mais. A cidade antiga foi destruída e, ao longo dos anos, foram construindo sobre ela, outras cidades.
IGREJA DO SANTO SEPULCRO | JERUSALÉM | ISRAEL
Segundo a crença de muitos cristãos foi na Igreja do Santo Sepulcro, onde Jesus foi sepultado. O Lugar é comandado por 7 igrejas e religiões diferentes, para que não haja conflito e garanta que fique sempre aberto independente da disputa religiosa entre uma região e outra. Certamente ela não é uma igreja convencional como conhecemos aqui no Brasil. Podemos dizer que a igreja do Santo Sepulcro foi dividida em três seções. Uma parte foi construída sobre um pequeno morro e acreditam ser o lugar onde foi colocada a cruz de Jesus. Por isso é o local onde as pessoas fazem fila para reverenciar, fazer seus pedidos e agradecer. Segundo a tradição, depois dele ser crucificado seu corpo foi retirado e levado até a segunda parte da Igreja, onde as pessoas levam seus pertences para ser abençoados. A terceira parte é a entrada da tumba, onde acreditam ser a tumba do sepulcro de Jesus. Vale destacar, que por ser um lugar muito famoso, as filas podem ser longas e demorar de 1 a 2 horas para conseguir entrar.
Você perceberá que é uma igreja que já sofreu bastante. Segundo a história, quando a cidade foi destruída, o Imperador Adriano mandou que esse lugar fosse aterrado e em cima fosse construído um templo dedicado a Vênus. Esse templo ficou aqui até o ano 320 ou 330 mais ou menos, quando o Imperador Constantino se converteu ao cristianismo. Após, ela foi destruída e reconstruída diversas vezes até o tempo dos Cruzados, onde a estrutura que hoje vemos permaneceu, porém não tão intacta, pois já sofreu por terremotos, vandalismos e até mesmo incêndios. Por isso hoje essa igreja é uma mistura de estilos arquitetônicos, as pedras são bem antigas, mas também já foram trocadas em alguns lugares. Enfim, é uma bagunça arquitetônica muito bonita que você vai querer parar para admirar cada pedacinho.
JARDIM DA TUMBA | JERUSALÉM | ISRAEL
Caminhando por outra direção da Via Dolorosa, passamos pela Porta de Damasco e chegamos a outro lugar, onde para os evangélicos, seria o caminho percorrido por Jesus até sua morte e sepultamento. Este caminho nos leva até o Jardim da tumba, um lugar bem diferente da Igreja do Santo Sepulcro, com uma quantidade bem menor de pessoas e filas. Por ser um jardim é um lugar mais aberto e arejado e você também conta com uma visita guiada, onde explicam com detalhes o porquê esse é um dos lugares possíveis para o sepultamento de Jesus. Ali podemos visitar o Calvário, uma montanha em forma de caveira. O Calvário é mencionado em todos os quatro evangelhos quando relatam a crucificação de Jesus: “E eles chegaram a um lugar chamado Gólgota, que significa o Lugar da Caveira.” (Mateus 27:33), “E eles levaram-no ao lugar chamado Gólgota, que é traduzido por Lugar da Caveira.” (Marcos 15:22), “Então eles chegaram ao lugar chamado de Caveira.” (Lucas 23:33) e “E carregando ele mesmo a sua cruz, saiu para o assim chamado Lugar da Caveira, que em hebraico se diz Gólgota.” (João 19:17). Por esse motivo acreditam ser o Jardim da Tumba o lugar correto da morte e sepultamento de Jesus. É um jardim muito bonito, cheio de oliveiras e lá você também pode entrar na tumba de Jesus. Quando for para Jerusalém, indico conhecer esses dois lugares com propostas bem diferentes um do outro.
UMA VIAGEM PELAS CRENÇAS
Mas afinal, onde foi o sepultamento de Jesus? Existem arqueólogos que acreditam na Igreja do Santo Sepulcro, outros no Jardim da Tumba e, outros ainda, que na verdade o lugar foi perdido no tempo e nunca descoberto. Mas a verdade é que a decisão está em nossas mãos, já que não existem provas a respeito. O importante é que essa viagem vai te levar a lugares misteriosos, lindos e cheios de histórias.
Se você gosta de conhecer as histórias de um país e vivenciar muitas experiências, A Gold Trip Viagens e Turismo irá te ajudar! Confira nossos pacotes de viagens para Israel e nosso grupo especial com guia desde o Brasil!