Santiago é um dos principais destinos dos brasileiros na América do Sul. Para sua visita á capital chilena ficar completa, nós separamos alguns passeios imperdíveis que você pode incluir no seu roteiro. Confira:
Passeio no Palácio La Moneda:
Sede do governo, foi construído em 1784 e tem este nome porque foi originalmente planejado para abrigar a “fabricação de dinheiro”. Ao seu redor encontram-se vários edifícios que são declarados “monumento nacional” tais como o Edifício Bolsa de Comercio, a Igreja de Las Agustinas e o Edificio Club de La Union. Faça uma caminhada com tempo suficiente para observar a arquitetura destas obras!
Passeio no Cerro San Cristobal:
Oferece a melhor vista da cidade e da cordilheira dos Andes. O acesso até seu topo é feito em um “funicular”, que sobe puxado por cabos. Lá no alto existe um anfiteatro e um teleférico que transporta dos visitantes até uma montanha próxima. O retorno a sua base pode ser feito com o mesmo funicular ou mesmo a pé, com uma parada interessante em um pequeno zoológico. O Cerro San Cristobal está localizado no bairro de Bellavista, um local tranqüilo e boêmio, repleto de restaurantes e barzinhos. Neste bairro se encontra também uma das três casas de Pablo Neruda.
Passeio na Universidad de Chile:
Seu prédio é considerado um dos mais bonitos do século XIX e é um projeto de um arquiteto francês.
Passeio no Cerro Santa Lucia:
Passeio obrigatório para quem deseja desfrutar de um pouco de tranqüilidade e conhecer um lugar de suma importância histórica, já que foi aos pés deste monte que Santiago foi fundada. Bem no coração financeiro da cidade, tem uma altura de 69 metros e por isso uma vista privilegiada. Oferece praçinhas, calçadas, monumentos e fontes.
Veja uma dica de roteiro a pé pelo centro de Santiago:
1) Metro até estação Moneda (centro), conhecer Palácio Presidencial – troca da guarda – Biblioteca Nacional;
2) Seguir pelas calles (ruas) Agustina ou Moneda e visitar galerias de artesãos;
3) Plaza de Armas – Catedral Metropolitana e Museu Nacional;
4) Duas quadras ao norte está o Mercado Central, com restaurantes e venda de frutos do mar (entre Rua Vergara e Avenida 21 de Mayo, aberto diariamente, de 6h30 a 17h);
5) Por uma passagem subterrânea de Metro, você chega a Estação Cal Y Canto, um centro de arte e espetáculo. Há sempre uma boa exposição ali;
6) Opção de seguir a pé até o Cerro Santa Lucia, um pequeno parque urbano.
Passeio em Santiago a pé ou de bicicleta:
Estas são opções diferenciadas para quem quiser fugir do comum, explorar os pontos típicos e recantos charmosos da cidade em um recorrido a pé ou de bicicleta.
Passeio em Valparaiso e Viña Del Mar:
As excursões para conhecer estes 2 pontos saem de Santiago em direção ao litoral pela Rota 68, que em apenas 01h30 liga a cidade de Santiago ao porto de Valparaiso.
Cruza o Vale de Curacaví, com suas frutas e restaurantes. Posteriormente, o Vale de Casablanca, com sua crescente fama vinícola. Chegada a Valparaíso para conhecer sua história através de suas colinas e paisagens, em uma espécie de anfiteatro natural que rodeia baía desta cidade porto. As estreitas e sinuosas ruelas acompanham o contorno das colinas, revelando seus cartões postais dignos de ser imortalizados. Continuação para o balneário de Viña del Mar e retorno para Santiago na parte da tarde.
Os vales que circundam Santiago oferecem uma ampla oferta de vinícolas, que podem ser visitadas em excursões de meio dia ou dia completo. Sempre acompanhadas de uma boa degustação! O vale de Casablanca é conhecido pelos vinhos brancos, enquanto os vales de Maipo e Colchagua são conhecidos pelos vinhos tintos. Veja algumas sugestões:
Passeios em Vinícolas:
Concha y Toro (Vale Maipo):
localizada em Pirque, possui um extenso parque de grande importância histórica no paisagismo chileno. O edifício principal – La Casona – foi a antiga residência de verão da família Concha y Toro. Sua adega subterrânea conta a famosa lenda que fez este vinho conhecido mundialmente.
Santa Rita (Alto Jahuel):
Fundada por Domingo Fernández Concha, quem introduziu as finas videiras francesas e iniciou sua produção.
Cousiño Macul (Vale Maipo):
a visita inclui um recorrido pelas instalações da vinha, conhecendo mais sobre sua história e processos de fabricação do vinho, degustação.
Emiliana (Vale Casablanca):
reconhecida internacionalmente, está localizada em uma região vinícola que teve seu início em 1982 e já possui mais de 4.500 hectares de plantações. Como está no caminho para o litoral, a influência da maré e do clima ajudam no lento processo de crescimento da uva, uma característica ideal para a produção do vinho branco.
Viu Manent, Mont Gras, Bisquertt, Montes (Vale Colchagua):
Conhecido mundialmente por ser um dos mais férteis na produção de finas uvas, principalmente de vinhos tintos, cuja qualidade é de fama mundial.
Passeio em Mina de Cobre El Teniente e Sewell:
Um passeio de dia completo saindo de Santiago o levará para conhecer a mina de El Teniente, considerada uma das maiores jazidas de cobre do Chile. Visita também ao acampamento mineiro de Sewell, declarado Monumento Nacional por sua impressionante arquitetura e valor histórico.
Passeio em Ilha Negra:
Aqui encontramos a casa de Pablo Neruda, com suas surpreendentes miniaturas, garrafas multicoloridas, cristais, uma coleção única de máscaras de proa e até manuscritos originais do poeta. Excursão de dia completo que passa também pelos vales dos rios Mapocho e Maipo, povoados agrícolas, balneário de Santo Domingo, porto de San Antonio, Cartagena, Las Cruces e Pomaire.
Passeio nas Estações de esqui (temporada de inverno):
Valle Nevado, Farellones, El Colorado/La Parva, Portillo. As 3 primeiras podem ser visitadas em excursões de dia completo, voltando para pernoitar em Santiago.