Cada vez mais procurado e praticado, o turismo sustentável está em alta. Segundo especialista, esse tipo de turismo pode ajudar na preservação do meio ambiente no mundo inteiro. Para a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável é uma pratica que incentiva todos os envolvidos no setor a estarem preservando e cuidando da natureza.

O setor turístico movimenta cerca de US$ 1 trilhão por ano, segundo a OMT. Somente em 2013, 1,1 bilhão de pessoas viajaram pelo mundo, um aumento de quase 5% em relação a 2013. Para a agência da ONU (Nações Unidas), este é um bom resultado, por isso, o setor tem um papel importante na promoção da sustentabilidade. Há dois meses, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução pedindo aos países para que promovam cada vezmais o turismo sustentável.

Muito lugares tem cada mais investido no turismo sustentável. Um exemplo é o setor hoteleiro. Já são muito os hotéis que tem praticado a sustentabilidade em suas atividades. Nos quartos, os hotéis colocam uma carta perguntando se o cliente gostaria de ficar com a mesma toalha por mais de um dia. Se o hospede preferir apenas secar e reutilizar a tolha, ela deverá ficar esticada para secar. Se o cliente preferir ele pode pedir a troca de toalhas deixando a mesma no chão.

Outros lugares como restaurantes e agentes de passeios, também estão investindo no turismo sustentável. Cada um está tentando fazer a sua parte para mostrar o diferencial para os turistas.

Porém, não são só os receptivos que devem fazer algo para ajudar a preservar o meio ambiente. Os próprios turistas devem também se policiar para praticar o turismo sustentável. A ideia é que o viajante, cada vez mais, opte emescolher destinos que sejam sustentáveis.

Na hora de comprar, o turista também pode ser sustentável. Na hora de fazer a compra das lembrancinhas, sempre opte em visitar lojas de pessoas que vivem e trabalham no destino. Assim, você ajuda na economia local. Nada de comprar presentes em grandes marcas e em grifes. Sempre opte em comprar do trabalhador, artista e produtor da região. A sustentabilidade também depende de nos.