Os desconfortos das classes econômicas nos aviões podem estar com os dias contatos. A Paperclip Design, uma empresa especializada em design de interiores para a indústria de aviação, promete uma solução para agradar a passageiros e ampliar a oportunidade de lucro de empresas aéreas ao mesmo tempo.
Chamado de ‘Butterfly’ (borboleta, em inglês), o novo assento dá flexibilidade às companhias aéreas para modificar a configuração das cabines de seus aviões conforme a demanda de cada voo. Com essas novas poltronas, todas as classes ganham mais espaço.
O design recebeu dois grandes prêmios da aviação este ano. Um dele foi o Crystal Cabin Awards, a principal associação internacional de companhias aéreas. O outro foi o Prêmio de Inovação para passageiros 2014.
O novo design foi pensado especificamente para acomodar passageiros viajando em classes econômicas premium ou em executiva. O Butterfly permite facilmente alterar a configuração da cabine de uma disposição de 2-4-2 assentos para uma 1-2-1. Cada assento é comporto, na realidade, por duas poltronas conjugadas, com o assento do corredor posicionando de forma desnivelada, para trás do assento da janela ou do meio.
Quando ambas as poltronas dos quatro conjuntos de assentos são utilizadas, a fileira se transforma em classe econômica. Nessa disposição, mesmo com oito passageiros sentados lado a lado, há amplo espaço lateral para todos, graças ao esquema de desnivelamento. Em um avião como o 777, são até 53 centímetros de espaço entre os apoios de braço dos passageiros. Essa distância é considerada pela legislação brasileira como classe executiva.
Mesmo com as poltronas configuradas para a classe econômica, o passageiro tem a sua disposição uma mesa larga para acomodar bebidas, nichos para guardar pequenos objetos e um apoio de pés em forma de pufe ajustável.
Para transformar a fileira em classe executiva é simples. Basta a companhia aérea dobras os assentos do meio ou da janela, transformando a dupla de poltronas em uma mini-suite com um sofá lateral. O sofá, além de ampliar o espaço disponível para o passageiro, pode acomodar um segundo viajante para as refeições ou permitir que crianças durmam ao lado de seus pais durante o voo.
Se o passageiro desejar, ele também pode dobrar o próprio banco. Assim, uma cama com 196 centímetros de comprimento por 110 centímetros de largura é formada. Este espaço é um dos maiores usados na aviação até hoje, permitindo que o passageiro possa dormir em qualquer posição.