As tradicionais cerejeiras do Japão já estão florescendo. O espetáculo natural atrai turista do mundo inteiro e transforma a paisagem dos principais jardins e parques. As flores da cerejeira duram aproximadamente 15 dias e nesse ano, desabrocharam mais cedo.

Essa época é conhecida como ‘Sakura’, quando famílias e amigos se reúnem na sombra dessas árvores, costume que atrai muito visitantes. No Japão é tradição o ‘Hanami’, nome dado à atividade de se reunir sob as flores da cerejeira para comtemplar sua beleza enquanto se bebe, come e conversa. O florescer da cerejeira marca a entrada na primavera no hemisfério norte, que sofre com o frio nos primeiros meses do ano.

Os hotéis oferecem pacotes especiais e os restaurantes desenham menus com a cor das flores da árvore. Já as lojas de departamento, vendem caixas de comida e doces tradicionais para os piqueniques. O desabrochar das flores é um evento esperado por todos os japoneses a cada ano.

Há muito tempo, os japoneses adquiriram o hábito de apreciação de flores. Antigamente a família imperial, poetas, cantores e aristocratas se reuniram e celebravam a vida em baixo das árvores floridas. No Japão, as cerejeiras sempre foram plantadas e cultivadas por sua beleza e apreciadas por todo o país.

A fascinação por essa época do ano é tanta, que a meteorologia japonesa acompanha passo a passo do desabrochar das flores no país. O evento começa no sul do país, próximo a região de Okinawa nos primeiros meses do ano. O desabrochar chega na região de Quioto e Tóquio no fim de março ou começo de abril.

Se você planeja visitar o Japão um dia, planeje sua viagem para o começo do ano. Além das belezas programadas, você poderá presenciar esse espetáculo da natureza.