O nosso planeta é cheio de belezas. A peculiaridade de cada lugar é o que transforma nosso mundo em um lugar especial. A natureza por sua vez está em constante transformação, seja por ela mesma ou pelo homem. O antigo Salto Sete Quedas, que já foi a maior cachoeira com volume de água do mundo, foi sacrificado para dar lugar a Usina do Itaipu. Nos selecionamos sete pontos turístico do mundo que você deve visitar antes que eles desapareçam do mapa.

 

  • Grande barreira de corais (Austrália)

A Grande Barreira de Corais na Austrália é a maior barreira de corais do mundo e abriga uma imensa biodiversidade com uma vida aquática muito rica. Infelizmente devido ao aumento da temperatura dos oceanos e o aumento da poluição do homem tem ameaçado a vida de todos os animais que vivem nesse lugar. Estima-se que a Grande Barreira de Corais pode desaparecer nos próximos 100 anos.

 

  • Veneza (Itália)

Veneza é uma das cidades mais visitadas da Itália. Seus prédios antigos, sua arquitetura e sua história chama atenção de pessoal de todo o mundo. Parte da cidade é submersa, o que deixa o lugar ainda mais interessante. Porém, com o aumento do nível dos oceanos, Veneza corre o risco de desaparecer. A cidade afunda cerca de 2 mm por ano. Se continuar assim, Veneza pode se tornar inabitável até o final do século.

 

  • Mar Morto (Israel)

O Mar Morto é famoso por sua salinidade de 33%, dez vezes maior que a dos oceanos. É praticamente impossível afundar nessas águas. O corpo flutua naturalmente. Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço de seu volume. A culpa é do próprio ser humano, que tem drenado as águas do Rio Jordão cada vez mais. Esse rio é o único que abastece esse ‘mar de sal’, que não tem nenhuma vazão a não ser a evaporação.

 

  • Ilhas Maldivas

As Ilhas Maldivas são um paraíso no meio do Oceano Pacífico. Esse país é composto por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas. Cerca de 80% desse incrível arquipélago está apenas 1 metro acima do nível do mar. Acredita-se que nos próximos 100 anos, boa parte das ilhas estarão coberta de água, se o nível dos oceanos continuarem a subir. Nos últimos anos, o nível do mar subiu 30 cm em algumas partes do país.

 

  • Alpes Europeus

Os alpes são um grande sistema de cordilheiras da Europa e uma das regiões de ski mais famosas do mundo. Infelizmente, devido ao aquecimento global, cerca de 3% do gelo glacial da região está desaparecendo a cada ano. Nesse ritmo, é possível que as geleiras desses alpes sumam totalmente até 2050.

 

  • Polinésia

A Polinésia também é um conjunto de ilhas do Pacífico Sul. As ilhas maiores têm origem vulcânica, enquanto as menores têm origem coralina (corais). O aquecimento global está aumentando cada vez mais o nível dos mares. Se o gelo das calotas polares continuarem a derreter, esse conjunto de ilhas deve desaparecer.

 

 

  • Ilhas Seychelles

As Ilhas Seychelles estão localizadas no Oceano Índico, ao norte de Madagascar. Elas são consideradas um paraíso tropical. Porém, elas podem desaparecer se a temperatura do planeta subir mais de 1,5ºC. Acredita-se que entre 50 a 100 anos todo o arquipélago estará submerso.