A Antártida foi um dos últimos lugares a serem explorados em nosso planeta. Sua distância, frio, perigo e poucas informações sobre o continente gelado instigaram navegadores, aventureiros e exploradores. Muitos deles tiveram suas histórias contadas em livros, outros escreveram livros sobre sua experiência ao visitar a Antártida. O Check List separou uma pequena lista com dicas para você que deseja conhecer mais esse lugar..

 

O ÚLTIMO LUGAR DA TERRA: A competição entre Scott e Amundsen pela conquista do Pólo Sul |por Roland HuntfordEditora Companhia das Letras

Sinopse: Em 17 de janeiro de 1912, depois de enfrentar durante mais de um ano as intempéries antárticas, o oficial da Marinha britânica Robert Falcon Scott chegou ao Pólo Sul e constatou que o norueguês Roald Amundsen, com menos homens e recursos econômicos, havia estado ali um mês antes, tornando-se o primeiro a pisar “o último lugar da Terra”. Famintos, atacados pelo escorbuto e exauridos pelo esforço de arrastar sua própria carga – enquanto os trenós de Amundsen eram puxados por cães -, Scott e seus homens morreram no caminho de volta e foram transformados em mártires do espírito heróico britânico.
Para mostrar que o triunfo de Amundsen não foi um acaso, Roland Huntford reconstitui a história da exploração polar desde seus primórdios e descreve em detalhe as duas expedições rivais. Acaba por desmontar corajosamente o mito de Scott como mártir do heroísmo britânico, revelando suas fraquezas como líder e a incompetência que marcou seu empreendimento.

.

ENDURANCE: A lendária expedição de Shackleton para a Antártida |por Caroline AlexanderEditora Companhia das Letras

Sinopse: O livro conta uma das histórias de aventura mais emocionantes que nosso mundo já viu. O navio Endurance havia ido para a Antártida em uma expedição do explorador britânico Ernest Shackleton. Com o frio ficando cada vez mais rigoroso, o navio acabou ficando preso no gelo. Posteriormente a embarcação foi espremida pelo gelo e acabou naufragando. Toda a tripulação havia ficado presa na Antártica. Shackleton e mais alguns homens saíram então em busca de resgate. Uma história incrível e marcante. Tudo registrado pelas câmeras do fotografo Frank Hurley, que também estava na expedição.

 

MAR SEM FIM |por Amyr KlinkEditora Companhia das Letras

Sinopse: A viagem relatada em Mar sem fim começa numa data curiosa: 31 de outubro de 1998, Dia das Bruxas. Foi nesse dia que Amyr Klink deixou a mulher, Marina, e as filhas em Paraty, decidido a realizar o grande projeto de sua vida: sua primeira volta ao mundo, realizada nas águas da Convergência Antártica – notável e precisa fronteira entre as águas frias do Norte e as águas geladas da Antártica. Ali estão os mares mais perigosos do planeta. Um percurso considerado um desafio, mesmo com os equipamentos sofisticados da navegação moderna. Amyr foi o primeiro a realizá-lo, navegando sozinho no veleiro Paratii. Foram 141 dias no mar. Um verão inteiro viajando em latitudes onde o sol nunca se esconde, enfrentando um mar temperamental, às vezes extremamente violento, com períodos de nenhuma visibilidade, muito gelo, vento forte, e o tempo todo submetido a uma rotina que não permitia mais do que cinco horas de sono não contínuo por dia..

.

RUMO AOS POLOS |por Julio FiadiEditora Alegro

Sinopse: Julio Fiadi foi o primeiro brasileiro a estar nos dois polos geográficos da Terra. Ele conta suas duas expedições para os extremos do nosso planeta em seu livro ‘Rumo aos Polos’. Junto com uma equipe, ele caminhou sobre o gelo do ártico e pelas imensas planícies antárticas..

.

A SAGA DO MAR SEM FIM |por João Lara MesquitaEditora Escrituras

Sinopse: O naufrágio do Mar Sem Fim foi o evento mais importante da vida do jornalista e fotógrafo João Lara Mesquita. O caso teve repercussão nacional e internacional e saiu em revistas, jornais e TVs mundo afora. Uma história de muitas nuances, rica, diferente, emocionante do começo ao fim. Mas também pode ser vista como mais que uma boa história: seu viés de lição, redundando em aprendizado, é impressionante. Desde sempre Mesquita decidiu escrever sobre isso. Perenizar: “se outros aprenderem evitando os mesmos erros, estará de bom tamanho. Era minha obrigação.”

Com apoio incondicional da Marinha do Brasil; ajuda da Armada do Chile; do pessoal das bases russa e chinesa e do profissionalismo de don Francisco e sua Nautilus, a história teve final feliz. Era hora de pôr no papel sua minha versão. E assim o fez, contando sua trajetória no livro “A Saga do Mar Sem Fim” (selo Escrituras).
“O vendaval impõe-se pela força. Não permite direção. Numa das várias vezes que nosso ferro se soltou, o vento empurrou a proa do Mar Sem Fim em direção à praia. Dez metros, nove, oito, sete… Minhas pernas tremeram. Fechei os olhos esperando o baque….”

 

Férias na Antártida | Laura, Tamara e Marininha KlinkEditora Grão

Três irmãs, duas idades diferentes, três visões de mundo, todas no mesmo barco, de férias na Antártica. Este livro procura apresentar o equilíbrio do planeta e, de quebra, o jeito de encarar o mundo das jovens Laura, Tamara e Marina Helena, a Marininha, filhas do navegador Amyr Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink. Nos relatos de viagem, estão as lembranças de cinco expedições em família ao continente antártico, onde focas, pinguins, baleias e muitos outros animais passam o verão. Elas sabem e entendem que o planeta precisa de cuidados e que, onde quer que as pessoas vivam, as atitudes refletem em lugares distantes.