Bariloche é um dos principais destinos visitado pelos brasileiros na Argentina. É um lugar que pode ser conhecido tanto no verão (baixa temporada) quanto no inverno (alta temporada). Veja algumas dicas para visitar Bariloche sem problemas:

Idioma: Espanhol.

Visto: Brasileiros não precisam de visto tanto para a Argentina como para o Chile.

Vacina: Não é necessária nenhuma vacina.

Moeda: Peso argentino; há notas 2, 5, 10, 20, 50 e 100, e moedas de 1 peso e de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos. Peso chileno; notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000 pesos, e moedas de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 pesos.

Fuso horário: Entre – 1 e -2 horas

Código telefônico: 54 (Argentina), 56 (Chile).

Gorjetas: O serviço não vem incluso na conta. Você pode deixar 10% do valor em e restaurantes, e dar uma gorjeta voluntária para porteiros, carregadores e vaga-lumes de espetáculos.

“Remises”: Além dos taxis, as cidades argentinas possuem serviços de “remises”, empresas que trabalham com valores fechados de acordo com a região da cidade onde se quer ir.

Bariloche está dentro da zona denominada Patagônia Argentina. A cidade possui boa rede hoteleira e todos os serviços necessários aos turistas.

Estradas de Bariloche

As estradas na região são asfaltadas e em bom estado de conservação. Algumas porém são de rípio, como um trecho da Rota dos Sete Lagos que liga Vila La Angostura com San Martin de los Andes. Evite viajar de carro no mês de Maio devido ao clima chuvoso.  A neve durante o inverno também deve ser motivo de atenção.

Cuidado Especiais para Bariloche

O país é seguro e estável, entretanto, como em qualquer lugar do mundo, não deverá ser descuidado e nem se expor de forma imprudente. Durante o inverno, tenha cuidado especial com o gelo formado nas ruas e calçadas.

Esqui

É sempre bom pegar algumas aulas de esqui antes de se aventurar nas montanhas mais altas. Se já faz um tempinho que você não põe os pés num esqui, também é bom pegar um instrutor para lembrar. Se nunca esquiou então… Parece tão fácil… É importante pegar umas aulinhas para não se machucar e curtir as férias!

O que vestir para esquiar?

Ceroulas ou minhocão, camiseta de baixo de mangas longas. Em cima, camiseta de mangas compridas e gola olímpica, depois colete ou moletom. Depois, outro moletom ou malha de lã. Calça de moletom e calça de skatista (nylon, tencel), meias de lã até os joelhos. Depois o anorak. Não deve ser muito acolchoado, mas que seja de tecido impermeável, contra vento e neve. Sim, deve ter capuz. Sim, é bom usar gorro, e se estiver muuuuito frio compre aqueles gorros que cobrem tudo, só deixam os olhos aparecendo. Compre luvas sensacionais “para ski”, são fofinhas e quentinhas. Óculos para ski são bons para proteger. Pronto, agora você já está pronto para colocar as botas de ski, que farão você andar e se sentir como um astronauta.

Alimentação em Bariloche

Na Argentina, misto de cultura espanhola com colonização européia, os costumes alimentares são muito semelhantes aos do Brasil, em especial à comida gaúcha. A carne de gado e de cordeiro, uma das melhores do mundo, é prato básico nas refeições. O prato nacional a parrillada, um tipo de assado feito na grelha onde estão incluídos também os miúdos do boi.

O lanche comum e econômico é o milanesa al pan, um sanduíche recheado com grandes bifes à milanesa, equivalente típico ao bauru brasileiro. Nos riachos frios da zona andina Argentina a truta é facilmente encontrada. Na Argentina não há problemas para os adeptos da alimentação vegetariana.

Vistos e vacinas

Os brasileiros não necessitam visto para entrar no país, somente passaporte válido ou carteira de identidade. Sugerimos que a foto do documento não seja muito antiga para evitar transtornos. (atenção: não são aceitas carteiras emitidas por órgãos de classe como OAB, CRM, COREN, etc.). Não é necessário nenhum tipo de vacina.

Museus

É um passeio bem interessante mas se não tiver muito tempo aproveite a natureza, dias de sol são maravilhosos. Aí, quando chover, aproveite os museus.

Moeda e preços de Bariloche

Na Argentina a moeda é o Peso Argentino. Os preços são um pouco mais elevados do que os praticados em Buenos Aires, mas ainda assim são mais baixos que no Brasil.  O dólar e o Real são aceitos facilmente, embora seja aconselhável viajar também com a moeda local para conseguir melhores preços.

Restaurantes:

Casita Suiza 
Quaglia 342, Bariloche
Tel. (2944) 42-6111
Pequeno e aconchegante este é um dos nossos preferidos de Bariloche! O fondue de queijo é maravilhoso e o prato de carnes grelhadas na pedra é sensacional! (Pierrade) Você vira o grande chef, com a pedra à sua frente, colocando mil molhinhos gostosos! (por ser pequeno é bom fazer reservas pelo telefone)

Villegas 347, Bariloche
Tel. (2944) 43-1433
Não, não é boliche. Aqui quer dizer “o negócio de Alberto”, e também boliche é lugar para dançar. Mas também não há dança, apenas carnes maravilhosas, num lugar despojado e sem luxo. Simpático e sempre movimentado também tem ótimas sobremesas, como o “Almendrado” (sorvete de amêndoas) ou o “Bombom Suizo” (sorvete de doce-de-leite, com doce de leite cremoso no meio e coberto por calda dura de chocolate!). Não aceita reservas, mas ligue e deixe seu nome na lista de espera, assim sua mesa vem mais rápido.

Tarquino 
24 de Septiembre com Saavedra, Bariloche
Tel. (2944) 42-1601
Ligue para reservar, pegue seu carro e vá ao Tarquino, o mais bonito de Bariloche! Vidros por todo lado, fogo da lareira, fogo da churrasqueira, toras de madeiras claras, árvores do lado de dentro, mais vidros,  arquitetura-Patagônica-moderna. Clima legal, música lounge, gente bonita e ótima comida! Pescados, massas caseiras e ótimas sobremesas. Experimente o fondue de chocolate…

Kandahar 
20 de febrero, 698 (em frente à Plaza Belgrano), Bariloche
Tel. (2944) 42-4702
Bem romântico, à luz de velas é um dos lugares mais charmosos de Bariloche. Pequeno e aconchegante sempre é bom fazer reservas.

Le Marmite 
Mitre 529, Bariloche
Tel. (2944) 42-3685
Na movimentada calle Mirtre, encontra-se o gostoso restaurante de toalhas vermelhas e madeiras escuras.  Com variedade de carnes, trutas, fondues, etc. Aproveite a decoração para ver (na parede de cima) um belo par de skis antigos, feitos de bambu! Depois das 4, há chá da tarde com deliciosas tortas. Se você quer fugir de brasileiros, esqueça o lugar.

Familia Weiss 
V.E. O Connor, Bariloche
Tel. (2944) 43-5789
A Família Weiss é um dos restaurantes mais tradicionais de Bariloche, perto do Lago Nahuel Huapi. O lugar é grande, envidraçado, bom para ir quando se está com grupo grande. (Seu fondue de carne é diferente, onde a carne é cozida em um consomée, não em óleo…) A Truta é o carro-chefe do restaurante, prove também os defumados. Há também cervo, javali, etc.

La Alpina 
F.P. Moreno 98, Bariloche
Aqui você encontrará o fondue de carne do jeitinho suíço que estamos acostumados no Brasil, onde a carne é cozida na panela de fondue com óleo (e não como nos outros, com consomée). O ambiente é dividido por biombos de treliças e na parte de baixo as mesas ficam ao redor da lareira. Também há um mezanino. Sim, os fondues de queijo também são muito bons. Como e grande, não aceita reservas.

Compras:

Chocoltes Fenoglio
Chocolates de todos os tipos, mas os de ursinho recheados de creme de doce-de-leite são imperdíveis. Várias lojas espalhadas pela cidade, e na da Av. Bustillo 1200 aproveite para conhecer a fábrica de chocolates!

Belén
Av. Bustillo, 3.800 – Bariloche
Esta loja é muito charmosa, com velas de todas as cores e tamanhos, com louças combinando. Aparelhos de jantar bem bonitos, cerâmicas, baixelas de alpaca. Ao lado há um restaurante bem charmoso.

Origen
Av. Bustillo, 3.850 – Bariloche
Ao lado da Belén, esta loja é bem interessante também, cheia de móveis do lado de fora, e lá dentro mil idéias de presente de bom gosto. Lindos peixes de madeira, enfeites para parede, jarras, luminárias, galos de mesa, etc. Aberto das 9 às 21hs, todos os dias.

Mamuschka
Calle Mitre
Esta loja é linda, toda vermelha e requintada, decorada com as bonequinhas russas, as mamouschkas. Seus chocolates são deliciosos e o nosso preferido, o melhor do mundo é o com amêndoas, intercaladas por doce-de-leite, lógico!

Arbol
Roupas casual, esportiva, para ski, e aventura. Sweaters de lã virgem da Patagônia. Presentes para casa, produtos para a pele à base de Rosa Mosqueta, etc. Há várias lojas espalhadas, na Mitre, Terrazzas de Cerro Catedral, etc.

Pinar
Mitre 284, Bariloche
Produtos típicos em madeira!

Roxanna Prandi
Elflein 38, Bariloche
Tel. (2944) 43-0873
Artesanato em madeira e papier marché. Móbiles, cadernos, e presentes originais.

Museus:

Museo de la Patagonia
Centro Cívico, Bariloche
Tel.: (2944) 42-2309
Horário: Terça a Sexta das 10 às 12h30 e das 14 às 19h / Sábados das 10 às 17h / Segundas, Domingos e feriados fechado.
A entrada é uma contribuição voluntária.

Museu do Chocolate (Fenoglio)
Av. Bustillo 1200, Bariloche
Tel.: (2944) 43-9204, 42-2170
Conta a evolução da história do chocolate, mostra elementos históricos e é possível visitar uma fábrica.
Há visitas guiadas a cada 20 minutos. Transfers gratuitos desde as ruas Mitre e Rolando.
Horário: diariamente das 11 às 19h.

Casas de câmbio e bancos:

Banco de la Nación Argentina
Mitre 178, Bariloche
Tel: (2944) 42-2225

Banco Patagonia
Moreno, 127 e Onelli, 452 – Bariloche
Tel: (2944) 42-2600 / 42-4304 / 42-6150 / 42-2829

Banco HSBC
San Martin 192, Bariloche
Tel: (2944) 42-9801 / 42-9800

Quer conhecer BARILOCHE? Veja alguns PACOTES E ROTEIROS AQUI