A companhia aérea Fly Niki, do ex-piloto de Formula 1 Niki Lauda, com base em Viena, na Áustria, acaba de lançar o voo internacional mais rápido do mundo. A empresa irá começar a operar a rota entre Viena e Bratislava, a capital da Eslováquia. A distância entre as duas cidades é de 48 quilômetros, o que resultará em um voo de aproximadamente 10 minutos.

A viagem de trem não leva mais de uma hora e de carro, um pouco mais de 50 minutos. Além de facilitar o deslocamento entre as cidades, a companhia aérea afirma que a abertura do trecho é uma ação para oferecer mais conexão aos passageiros, já que a empresa é parceira da Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos. A viagem foi considerada o voo mais curto do mundo.

Aeroporto de Bratislava

A viagem de aproximadamente 10 minutos irá custa US$ 35 (aproximadamente R$ 93) e deve começar a ser vendida a partir de abril. Outro objetivo da companhia era expandir horizontes a partir da Eslováquia. Segundo os diretores da Fly Niki, não existiam voos internacionais a partir de Bratislava, o que pode mudar agora.

A operação na capital da Eslováquia também é uma maneira da companhia expandir. Como os dois aeroportos ficam próximos, a Fly Niki poderá manter e dominar uma grande quantidade de vagas nesses dois aeroportos. Assim, ela poderá oferece voos internacionais com mais frequência e com mais aviões.

O menor voos internacional do mundo, até o anuncio oficial, era entre Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, a Brazzaville, capital da República do Congo, na África Central, que percorre os 48 quilômetros em 30 minutos. Já o menor voo do mundo fica com a Escócia. A viagem entre a ilha de Westray e Papa Westray, no norte do país, tem uma duração aproximada de 47 segundos.