Uma companhia aérea britânica está introduzindo em seus aviões uma poltrona de aeronave que ocupa menos espaço e, segundo a empresa, permite que os passageiros tenham mais espaço. A cadeira foi invenção do engenheiro Chris Brady, de 1,90m de altura, que tentou resolver o próprio problema de espaço.

Uma das desvantagens da poltrona é que ela não reclina. O material é resistente, porém como é mais fino, não pode ser forçado para baixo. Para resolver essa poltrona o encosto foi esculpido no formato das costas do passageiro, fazendo que a cadeira não perca seu conforto.

Um Boeing 737, por exemplo, possui o espaço entre as cadeiras que varia de 73,6 e 76,2 centímetros. Uma poltrona com encosto de 12,7 centímetros deixa apenas 63,5 centímetros de espaço para as pernas do passageiro. Com a nova poltrona, esse espaço será aumentado para 71,1 centímetros. Uma diferença muito grande para quem é alto.

Além de conseguir mais espaço entre as poltronas, as empresas aéreas que optarem pela poltrona mais fina irão economizar no combustível. As poltronas mais finas também são leves do que as normais, diminuindo o peso da aeronave. Outra vantagem dessas poltronas é a manutenção delas. Como ela é produzida com menos peças, as chances das poltronas sofrerem avarias também diminui.

A companhia aérea Jet2, uma low coast que opera ao norte da Inglaterra, foi a primeira a fazer os pedidos da nova poltrona. A empresa queria comprar poltronas não reclinável, mas não conseguia encontra-las. A companhia simplesmente comprava assentos normais e desabilitava o mecanismo para reclinar o encosto.

BRASIL

Recentemente as companhias aéreas brasileiras tem investido em mais conforto pelos passageiros, mesmo que isto envolva um custo extra. A GOL, por exemplo, tem trocado as poltronas de suas aeronaves e deixado o espaço entre as pernas maior. Há pouco tempo ela lançou o programa ‘GOL+ Conforto’. Essas poltronas estão nas primeiras 7 fileiras da aeronave com 86,3 centímetros de espaço entre as poltronas. Quase 10 centímetros a mais do que as outras. Nas primeiras 7 fileiras, todas as cadeiras reclinam 50% a mais, fazendo com que o passageiro fique mais confortável durante a viagem. A vantagem tem um preço que varai de R$ 20,00 a R$ 40,00, dependendo da aeronave e do trecho.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) possui um selo dimensional que é de uso obrigatório de todas as aeronaves no Brasil. Esse selo indica o espaço entre as poltronas que exitem no avião. A letra ‘E’ indica o menor espaço entre as poltronas (menos de 67 centímetros). A categoria  ‘D’ possui poltronas com 67 a 69 centímetros de espaço entre as cadeiras. A ‘C’ entre 69 e 71 centímetros. A ‘B’ de 71 a 73 centímetros. A ‘A’ é categoria com mais espaço e, determina que o espaço seja superior a 73 centímetros (mesmo considerando que o espaço de 73 centímetros é considerado pequeno).