cicloviaEm breve a Europa irá ganhar uma nova forma de viajar. Além de possuir um bom sistema aéreo, um excelente sistema de ferrovias, a Europa agora terá ciclovias. A União Europeia lançou um projeto de criar uma rede de ciclovias com mais de 70 mil quilômetros passando por 43 países. O projeto, cujo o nome é ‘Euro Velo’ irá ligar quase todas as capitais do continente.

O projeto foi pensado e financiado pelo órgão de turismo sustentável da União Europeia, em parceria com a Federação Europeia de Ciclistas, e rotastem até 2020 para ser finalizado. Ao todo, são 14 redes de ciclovias de longa distância especialmente planejadas para quem quer viajar de bicicleta. Ao longo das linhas será criada uma estrutura completa para atender o ciclista, com oficinas, lojas para aluguel de bicicletas, acomodação, áreas de descanso e até mesmo transporte alternativo para regiões que forem mui íngremes ou de difícil acesso.

Cada uma das rotas foi batizada com um nome relacionado a paisagem ou a história. A mais extensa das redes é a número 14, ou ‘Cortina de Ferro’, nome dado em alusão à Guerra Fria. Ao longo de 10.400 quilômetros, passando por 20 países, entre eles a Noruega, Rússia, Alemanha e Bulgária, a rota conecta diversos parques nacionais, monumentos, museus e atrações.

A rota mais extrema é a ‘Rota do Mar do Norte’. Ela passa por países como Escócia, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Suécia, Noruega, Alemanha e Dinamarca. A rota é também uma das com mais diversidade de altura. Ela passa por locais abaixo do nível do mar, como na Holanda, e vai para as falésias com mais de 500 metros de altura na Noruega.

Algumas partes da Euro Velo já estão prontas e todas as informações ficam disponíveis no site oficial, www.eurovelo.com. Se você pensa que fazer um mochilão pela Europa seria incrível, é porque você não tinha imaginado rodar esse lindo continente em uma bicicleta.