Bem-vindos ao “Viaje Comigo“! Hoje, no programa ISRAEL | NAZARÉ, JOPE, CANÁ DA GALILEIA E JERUSALÉM, vamos explorar lugares fascinantes e cheios de história. Nosso primeiro ponto de parada é Jope, ou Jaffa, um porto histórico próximo a Tel Aviv em Israel. Este lugar é famoso por suas conexões bíblicas – foi aqui que Pedro, Dorcas e até Jonas, aquele que foi engolido pela baleia, estiveram. Com mais de 4.000 anos de história, Jaffa é uma das cidades mais antigas do mundo. Em seguida, vamos para Nazaré, a cidade onde Jesus passou sua infância. Por último, vamos visitar Caná da Galiléia, uma pequena cidade perto de Nazaré. Talvez você já tenha ouvido falar desse lugar como o cenário do primeiro milagre de Jesus. Caná está repleta de igrejas que comemoram este evento milagroso, e nós teremos a oportunidade de explorar todas elas. Então, se você está pronto para conhecer lugares incríveis por Israel, “Viaje Comigo“!
TEL AVIV | ISRAEL
Nossa viagem começa em Tel Aviv, a principal cidade de Israel, localizada às margens do Mediterrâneo. Este lugar tem atraído inúmeros visitantes que vêm em busca de suas belas praias e sua vida noturna agitada. Tel Aviv é uma cidade jovem, mas cresceu ao redor do histórico porto de Yaffo, também conhecido como Jaffa ou Jope, que tem mais de quatro mil anos. Ao caminhar pelas ruas de Yaffo, é impossível não sentir a história que permeia o local. O Porto milenar de Jaffa já viu passar figuras bíblicas como o profeta Jonas, o apóstolo Pedro e Dorcas, além de conquistadores históricos como Senaqueribe e Napoleão, que tentaram dominar a Palestina. O Porto que durante milênios recebeu navios do mundo todo continua em funcionamento, mas agora voltado apenas para pesca artesanal, lazer e turismo.
Para incentivar o turismo, foi construído um grande mercado que oferece principalmente produtos locais. Uma imponente escadaria separa o porto da parte alta da cidade, percorrendo vielas centenárias entre casas que estão ali há séculos. Esta parte elevada de Yaffo é dominada por uma grande área repleta de restaurantes, lojas e cafés. Todas as tardes e finais de semana, a praça principal fica bem movimentada.
E para que você não se confunda quando visitar Israel, Yaffo pode ser encontrado escrito de várias formas – Jaffa, Yafa ou Jope – mas todos se referem ao mesmo lugar. Ao lado da praça, encontrará a Igreja de São Pedro, um marco da parte alta de Yaffo, construída no final do século 19. Explorar Tel Aviv e Yaffo é como fazer uma viagem no tempo, onde o antigo e o moderno se encontram harmoniosamente.
NAZARÉ | ISRAEL
A cerca de 25 km do famoso Mar da Galiléia, sobre as colinas que se erguem a 350 metros acima do nível do mar, está Nazaré, a cidade onde Jesus passou sua infância e adolescência. Nazaré, uma das maiores cidades árabes de Israel, atrai milhares de visitantes e peregrinos todos os anos. Uma curiosidade, é que a cidade antiga do tempo de Jesus, está enterrada sob a Nazaré moderna. Entre os marcos mais importantes do cristianismo e que você não pode deixar de visitar, é a Igreja da Anunciação, que marca o local onde o anjo Gabriel teria comunicado a Maria que ela daria à luz a Jesus. Esta igreja impressionante tem dois níveis e várias capelas ao redor. No nível inferior, há uma casa do primeiro século que acreditam ser a casa de Maria, onde ocorreu a Anunciação. Visitar essas ruínas é uma experiência incrível, pois permite vislumbrar um pedaço da história em meio à agitação da Nazaré moderna. Para apreciar toda a beleza da igreja, não deixe de visitar o segundo piso, onde murais representando Maria, feitos por diversos países, incluindo o Brasil, são exibidos. A Igreja da Anunciação, concluída em 1969, foi construída sobre as ruínas de uma igreja da época dos cruzados, que, por sua vez, havia sido erguida sobre uma igreja bizantina do século IV. Explorar Nazaré é mergulhar na história e na fé, proporcionando uma experiência memorável.
CANÁ DA GALILÉIA | ISRAEL
Visitar Caná da Galiléia é como dar um passo para dentro das páginas da Bíblia. A cidade está a apenas 15 km de Nazaré, e apesar de suas vielas antigas, pouco restou da cidade do primeiro século. Ainda assim, há algo mágico ao caminhar por suas ruas, imaginando os eventos históricos que ali ocorreram. A Basílica da Anunciação é uma parada obrigatória. Ela marca o local do famoso primeiro milagre de Jesus, transformando água em vinho durante uma festa de casamento. Assim como em muitos outros lugares, a Caná antiga está enterrada sob as construções modernas e é muito rica em vestígios arqueológicos do primeiro século, e isso se reflete nas várias igrejas espalhadas pela cidade. Como é um local que marca o primeiro milagre de Cristo, todas as capelas oferecem um copo de vinho para celebrar esse acontecimento, oque atrai muitos peregrinos. A transformação da água em vinho é um símbolo poderoso da fé e do poder divino, então, essa celebração reforça a conexão espiritual que muitos sentem com esse lugar sagrado. Andar pelas ruas de Caná da Galiléia é sentir a história viva. Cada esquina guarda uma história. Não importa quantas camadas de modernidade cubram a cidade, a essência do primeiro milagre permanece.
MURO DAS LAMENTAÇÕES
Vou compartilhar uma dica incrível para quem vai visitar o famoso Muro das Lamentações em Jerusalém: Em Israel o Muro das Lamentações é chamado de HaKotel, ou simplesmente Kotel. Em Hebraico quer dizer “O muro”. Um ótimo passeio é conhecer os Western Wall Tunnels, ou Túneis do Kotel. Esse passeio alternativo é uma verdadeira viagem no tempo e algo que você não pode deixar de fazer. Descoberto recentemente, esse túnel percorre toda a base do Monte do Templo até a Fortaleza de Herodes. A escavação arqueológica, iniciada em 1967, revelou estruturas da Jerusalém do tempo do Império Romano. Caminhar por esses túneis é como voltar à época de Jesus. Logo na primeira parte da escavação, você passa por uma antiga igreja do tempo dos cruzados e por cima de piscinas de purificação do primeiro século, onde os judeus se banhavam antes de entrar no templo. Foram encontrados mais de sessenta banhos rituais espalhados pelo local! Lá dentro, você encontrará duas estruturas importantes: um lugar de oração dedicado especialmente para mulheres e uma sinagoga subterrânea cercada por paredes e arcos milenares. Continuando pela base do muro, você chegará a uma porta que levava ao antigo templo, agora está selada e foi transformada em uma estreita sinagoga. Este é o lugar de adoração mais próximo do antigo templo de Jerusalém e é de grande importância para os judeus. Explorar esses lugares foi uma verdadeira viagem no tempo e uma forma única de se conectar com a história profunda de Jerusalém. Se você tiver a oportunidade, não deixe de fazer esse passeio, pois é inesquecível!
QUER CONHECER ISRAEL?
E aí, gostaram de todos esses lugares apresentados? Viajar para Israel e conhecer todos esses destinos alternativos são uma experiência repleta de descobertas incríveis. A cada passo, você encontra algo novo e fascinante. Se você gosta de conhecer as histórias de um país convido você a visitar nosso canal no YouTube, “Viaje Comigo“. Temos uma série com mais de 20 vídeos sobre Israel, alguns já transmitidos na TV Novo Tempo e outros exclusivos para o canal. Agora, quer você mesmo vivenciar toda essa experiência? A Gold Trip Viagens e Turismo irá te ajudar, confira nossos pacotes de viagens Para Israel e nossa viagem em grupo com guia desde o Brasil.