Com mais de 9 quilômetros de extensão e 200 metros de largura, a caverna de Son Doong, localizada no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, no Vietnã, foi considera a maior caverna do mundo pela British Cave Research Association (Associação Britânica de Pesquisas em Cavernas). Segunda a associação, a caverna tem a capacidade de abrigar um quarteirão inteiro com prédios de mais de 40 andares.

Em alguns pontos a caverna mede mais de 200 metros de altura, o equivalente a um arranha-céu de 65 andares. A Son Doong possui 150 câmaras internas e foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2003. O curioso é que este local, que fica próximo da fronteira do país com o Laos, só foi descoberta em 1991 por um morador local.

Existe praticamente um mundo dentro da caverna. Além das próprias formações, a Son Doong possui um rio, um lago e até mesmo uma pequena floresta com alguns animais habitante seu interior. Essas belezas estão preservadas devido à dificuldade de acesso ao local. Para chegar na caverna, o visitante precisa enfrentar um rapel de 80 metros.

Para manter esse paraíso preservado, o governo do Vietnã impôs diversas regas de visitação. A primeira é que apenas 244 pessoas podem visitar a caverna por ano, além de ser obrigatório o acompanhamento de guias e seguranças. Apenas a agência Oxalis Adventure está permitida para realizar passeios no seu interior. O roteiro de 6 dias de duração possui dois dias de caminhada pelo Pq. Nacional e quatro dias no interior da caverna.

Quem realizar o passeio terá a oportunidade de dormir no interior da caverna. Durante as noites, os visitantes dormem em barracas e usam banheiros improvisados. Quem quiser tomar banho, pode se banhar nas piscinas naturais no interior da Son Doong.

A Caverna está localizada a 450 quilômetros da cidade de Hanói, capital do Vietnã. A cidade mais próxima do Pq. Nacional é Son Trach, de onde partem todas as expedições que visitam a caverna. Quem vai do Brasil rumo ao Vietnã precisa fazer uma escala na Europa.