MERCADOS DE JERUSALÉM | ISRAEL

Mercados de Jerusalém é um dos programas que mais gostamos de gravar, pois tivemos o privilégio de conhecer lugares que estão fora dos roteiros tradicionais de Israel. E quem não gosta de fazer umas comprinhas não é mesmo?

Nesse programa do Viaje Comigo, Mercados de Jerusalém, vamos te apresentar diversos lugares para fazer compras na cidade. Não apenas artesanatos e lembrancinhas, mas principalmente os produtos e as comidas típicas de Israel. Assim como ter um contato com as pessoas que vivem na cidade. Está preparado para fazer uma imersão cultural pelo Mercados de Jerusalém? Então Viaje comigo!

Mercados de Jerusalém

Em toda viagem separamos um tempinho para ir as compras não é mesmo? Só assim temos privilégio de fazer contato com as pessoas, negociar, conversar, ver como elas vivem e o que elas comem. Aprender mais sobre a cultura local, é enriquecedor e rende muitas histórias para contar. Quando for para Jerusalém separe um tempinho para conhecer os vários mercados locais como mercado árabe, judeu, cristão e armênio, tudo junto e misturado, aquela bagunça organizada que vale a pena experimentar. Você não vai se arrepender!

Mercados de Jerusalém - Rua David
Mercados de Jerusalém - Rua David

Mercado de Jaffa

 Para conhecer um dos mais famosos mercados de Jerusalém, você já se depara com um visual incrível, que é a Porta de Jaffa, um dos vários portões que cercam a cidade antiga de Jerusalém. Além de estar bem preservada, você consegue visualizar toda a sua muralha a partir desta entrada. O muro do Mercado de Jaffa se entende ao longo de toda Rua David, que desce em direção ao Muro das Lamentações. Ele é considerado por muitos como um mercado árabe, apesar de estar entre o bairro cristão e o bairro armênio. Esse é um dos mercados mais turísticos de Jerusalém onde você pode encontrar especiarias, antiguidades, lembranças, camisetas, lençóis, enfim, todo tipo de souvenirs.

Mercados de Jerusalém - Portão de Jaffa
Mercados de Jerusalém - Portão de Jaffa

Mercado Árabe de Jerusalém

Se você quer conhecer um mercado bem tradicional com produtos locais, esse é o lugar certo! Na porta de Damasco na cidade velha de Jerusalém, está localizado o Mercado Árabe. As ruas são bem estreitas e o lugar bem agitado. Este mercado é ótimo para fazer uma imersão cultural e aproveitar para comprar frutas, doces típicos e especiarias a granel. Quando estiverem caminhando pelas ruas, recomendo andarem com calma para poderem observar não só as lojas, mas também a arquitetura e história da cidade.

Mercados de Jerusalém - Especiarias orientais
Mercados de Jerusalém - Especiarias orientais

Mercado do bairro judeu em Jerusalém

Na verdade não existe um Mercado Judeu dentro da cidade antiga de Jerusalém, mas sim um bairro judeu bem tradicional com sinagogas, praças, lojas e restaurantes. Não deixe de conhecer um dos lugares mais famosos do bairro que é a rua Cardo, uma antiga rua comercial que remonta ao tempo do império romano. No meio da praça você poderá fotografar um Menorah, um candelabro Sagrado, todo feito de ouro e construído nas exatas medidas,  formatos e detalhes como descritos na Bíblia.

Mercados de Jerusalém - Menorah de ouro
Mercados de Jerusalém - Menorah de ouro

Mercado Mahane Yehuda Jerusalém

O Mercado Mahane Yehuda é um lugar onde poderá encontrar muitas lojinhas e uma culinária local maravilhosa. Para chegar lá é preciso sair da cidade velha de Jerusalém e pegar um táxi ou trem até a estação que leva o nome do mercado. Dá para ir a pé. São 30 minutos de caminhada desde a Porta de Jaffa. 

Aos que estão acostumados a experimentar coisas diferentes, indico provar um doce bem típico chamado Halva, feito de sementes de gergelim torradas, moídas e misturadas até virar uma pasta. A pasta, ganha um formato que lembra um queijo, é adocicada com açúcar ou mel, e saborizada com diversos ingredientes, como pistache, castanhas, nozes, chocolate e frutas secas. E também provar o famoso Baklava, um tipo de pastel com uma massa bem fininha banhada no mel com recheio de pistache avelã e semente de gergelim. 

Uma curiosidade bem legal é que os Judeus possuem  um estilo de alimentação chamado de Kashrut ou Kosher onde as regras básicas são:  não consumir carne de porco; todos os produtos lácteos devem derivar de animais kosher (abatidos de forma a não causar dor aos animais); podem ser consumidos somente peixes com barbatanas e escamas – mariscos são proibidos e não pode, de jeito nenhum, misturar carne e leite em uma mesma refeição, isso inclui os derivados e até mesmo as louças, panelas e utensílios usados na preparação destes alimentos que devem ser separados um do outro.

Mercados de Jerusalém - Mahane Yehuda
Mercados de Jerusalém - Mahane Yehuda

Nessa viagem incrível, provamos muitas coisas, trouxemos várias lembrancinhas, mas o importante mesmo são as memórias que conseguimos gerar.  Se for para Israel dê uma esticadinha e conheça os Mercados de Jerusalém. A Gold Trip Viagens e Turismo, possuí vários pacotes de turismo e roteiros para conhecer Israel e Jerusalém. Temos também um grupo guiado desde o Brasil que levará você com conforto e segurança a Terra Santa
Não perca essa oportunidade de conhecer os Mercados de Jerusalém. Viaje Comigo!