Mendoza é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na Argentina. Existem voos diretos e muitos pacotes e roteiros para conhecer essa região. Descubra os passeios em Mendoza que você pode fazer!

Além da prática de esportes de aventura e do ecoturismo, os visitantes podem conhecer a fauna e a flora de Mendoza em parques e reservas naturais como a Reserva da Biosfera Ñacuñán e o Parque Provincial do Vulcão Tupungato. Outras reservas que podem ser visitadas são Laguna de Llancanelo, La Payunia, Laguna del Diamante, Caverna de las Brujas, Manzano Histórico, Castillos de Pincheira, Laguna de la Salina, Divisadero Largo, Bosques Telteca e o parque Provincial do Aconcágua.

A cidade é repleta de bares com mesas ao ar livre. O conjunto arquitetônico, a proximidade com os Andes e toda a natureza e cultura do lugar, faz de Mendoza um destino encantador.

Tours de Vinho:

Uma boa dica é conhecer os famosos vinhos de Mendoza. São produzidos nas mais de mil bodegas locais, dos mais populares aos mais sofisticados. Mendoza representa 70% do vinhedo argentino, e é responsável pela exportação de 20% do que produz. É um passeio que pode ser feito independente do clima.

Nos “Caminhos do Vinho“, é possível degustar os mais diferentes tipos e conhecer o processo de suas fabricações, percorrendo parte das bodegas para entender por que seu sabor é, às vezes, tão apurado. Há também um museu, onde a história da bebida é contada, e almoços e jantares com o melhor do vinho mendocino.

Algumas vinícolas estão entre 900 e 1.200 metros acima do nível do mar; outras, ao sul da cidade, ficam a 750 m de altitude. Segundo enólogos, as condições climáticas nos altos vinhedos são ideais para variedades tais como Merlot.  As condições térmicas locais facilitam a produção de uma uva com casca mais grossa, que irá produzir um vinho com mais cor e aroma. A água pura do degelo da montanha é praticamente uma água mineral. A irrigação é realizada por gotejamento nos parreirais e por aspersão.

Como é realizado o controle de quantidade de água e de tempo de irrigação, o PH da uva é reduzido, fazendo surgir um vinho mais ácido, com coloração e boa capacidade para envelhecimento.

Caminhos do Vinho – 3 bodegas* com almoço: 

Esta excursão o levará mais a fundo na cultura do vinho, visitando bodegas (vinícolas) e vinhedos. Você fará degustações e também desfrutará de um saboroso almoço em uma das bodegas. Ao entardecer, retorno ao hotel em Mendoza.
*Bodegas possíveis: Altos del Rio – Norton, Chandon, Catena Zapata, Ruca Malén. Terruños del Este – Lopez, La Rural, Zuccardi. Valle de Vistalba – Alta Vista, Cavas de Weinert, Lagarde. Valle de Uco – O Fournier, Finca La Celia, Salentein.

Caminhos do Vinho – 2 bodegas* (meio dia): 

Nesta opção são visitadas 2 bodegas da mesma região. As saídas são pela manhã (aprox. 09h00) ou à tarde (aprox. 14h00).
*Bodegas possíveis: Altos del Rio – Norton, Chandon, Catena Zapata, Ruca Malén. Terruños del Este – Lopez, La Rural, Zuccardi. Valle de Vistalba – Alta Vista, Cavas de Weinert, Lagarde. Valle de Uco – O Fournier, Finca La Celia, Salentein.

City Tour:

Um passeio pela cidade permitirá conhecer uma das mais belas cidades do país. Os pontos percorridos podem incluir o local de sua fundação, a Alameda, microcentro, o bairro cívico, Parque General San Martín, estádio mundialista e o anfiteatro Frank Romero Day, cenário do ato central da Festa Nacional da Vendimia, evento que geralmente acontece no mês de março.

City Tour Noturno – Mendoza

Ao anoitecer, saída para uma excursão conhecendo uma das mais belas cidades argentinas. O recorrido visita pontos de interesse como o local de sua fundação (cidade antiga), microcentro, bairro cívico, Parque General San Martín, estádio mundialista e o anfiteatro Frank Romero Day – cenário do ato central da Festa Nacional da Vendimia. Retorno ao hotel.

Excursão 4×4 – antiga Rota 13 e Minas de Paramillos – Mendoza

Esta excursão o levará em veículo 4×4 pela antiga Rota nº13, o antigo circuito do Rally Dakar, onde você terá a oportunidade de observar variada fauna local como guanacos, raposas e condores. São feitas várias paradas para desfrutar das vistas panorâmicas da Cordilheira dos Andes e seu majestoso Aconcagua. Chegada a Paramillos, ruínas de um povoado minero jesuíta que data do século XVII, onde era feita a extração de minerais. Almoço incluso em um antigo abrigo de montanha. Continuação aos caracóis de Villavicencio, curioso caminho que oferece uma bela vista da cordilheira. Retorno ao hotel.

Passeios em Off Road:

Em El Nihuil, há dunas que medem até 60 metros e se assemelham às das praias. Essa paisagem, unida aos ventos constantes, transformou a localidade em um ambiente perfeito para passeios off-road. No distrito, existem carros 4X4 e motos para serem locados. El Nihuil é considerado um ponto turístico da região e fica a cerca de 70 km de San Rafael. Lá, nos encontramos a 1.500 m de altura e pode-se avistar o Nevado com 3.800 m de altura.

Villavicencio – Mendoza

Saída pela rota n° 7 em direção noroeste, passando por canteiros de onde é extraída a piedra caliza. Esta é uma rota histórica, cenário de uma das colunas do Exército Libertador em direção ao Chile, onde está o monumento Canota – dedicado ao Exército dos Andes. Continuação para chegar aos caracóis de Villavicencio, curioso caminho que oferece uma bela vista da cordilheira, não sem antes passar pelo tradicional hotel em estilo normando, repleto de jardins e passeios. Vista panorâmica desde o alto dos caracóis. Retorno a Mendoza.

Alta Montanha – Mendoza

Saída de Mendoza para iniciar uma excursão desfrutando da imensidão das montanhas, que serão o cenário neste dia. A rota Panamericana oferece paisagens de extraordinária beleza, entre os quais podemos citar Cacheuta, Potrerillos, Uspallata e outros interessantes locais como a ponte de Picheuta, Polvaredas, Paramillos, Punta de Vacas, Puente del Inca – uma fascinante formação geológica (ponte natural de rocha) e Las Cuevas, último povoado argentino no caminho. Retorno a Mendoza.

Monte Aconcagua e Parque Provincial Aconcagua:

Sem dúvida o maior atrativo da região, o Monte Aconcagua é a maior montanha do continente americano, com 6.962 metros. No verão austral, agências de todo o mundo levam turistas e montanhistas ao campo base Plaza de Mulas ou mesmo fazem a escalada ao cume. No inverno, pode-se fazer curso de escalada na cascata de gelo. A excursão “Alta Montanha”, de dia completo, leva o visitante para desfrutar da imensidão das montanhas, que serão o cenário neste dia. A rota Panamericana oferece paisagens de extraordinária beleza, entre as quais podemos citar Cacheuta, Potrerillos, Uspallata e outros interessantes locais como a ponte de Picheuta, Polvaredas, Paramillos, Punta de Vacas, Puente del Inca – uma fascinante formação geológica (ponte natural de rocha) e Las Cuevas, último povoado argentino no caminho.

Cordón del Plata – Mendoza

Saída em direção sul para desfrutar de belíssimas paisagens de cordilheira e vales férteis. No importante centro populacional de Tunuyán, localizado no Vale de Uco, passagem pelo Manzano Histórico, local onde o Gen. San Martín se reuniu com Olazábal, ao voltar do Chile. Ao percorrer o vale de La Carrera, é possível observar o Vulcão Tupungato (6.800m), emoldurado pelo importante Cordón del Plata. Saída em direção a Valle del Sol, em Potrerillos, e visita ao Glaciar de Vallecitos. Retorno a Mendoza.

Canion Atuel – Mendoza

Excursão visitando as terras do sul como Luján, Tunuyán e San Carlos até chegar a San Rafael, a 230 km de Mendoza. Visita à ilha do rio Diamante e Cânion do Rio Atuel, uma incrível combinação de cores e formas produzidas nas paredes rochosas pelos efeitos da erosão. Em Dique Valle Grande, a beleza agreste da montanha nos permite descobrir em suas ladeiras formações como: El Fantasma, El Valle de los Monjes Perdidos e Mesa de las Brujas. Continuação ao complexo hidroelétrico Dique El Nihuil e retorno a Mendoza.

Caminhada Cerro Cabras com Rapel – Mendoza

Saída do hotel para um trekking de aprox. 5 horas para Cerro Cabras (2.160m), incluindo um rapel de 18 metros. A dificudade é moderada/difícil. Box lunch e snacks inclusos durante o trajeto. Ao finalizar, retorno ao hotel.

Caminhada Cacheuta – Potrerillos com termas – Mendoza:

Saída pela manhã em direção à pré-cordilheira, na região do povoado de Cacheuta. Caminhada de aproximadamente 4 horas com várias paradas para descanso e contemplação. Neste percurso, avistam-se montanhas de 4.000 a 4.500 metros de altitude e o Rio Mendoza. A altitude média do trekking é de 2.200 metros. Ao fim da jornada, chegada ao Hotel Termas de Cacheuta. Almoço incluso e tempo para desfrutar os banhos termais e demais terapias opcionais. Em horário combinado, retorno a Mendoza.

Cavalgada ao Cerro de las Figuras:

Cavalos mansos levam os visitantes à montanha Cerro de las Figuras, que é um ponto de onde se tem a vista panorâmica de Cordón del Plata e do Lago de Potrerillos. No final do trajeto, mate criollo e tortas caseiras podem ser degustados.

Cavalgada em San Rafael:

Considerado um dos melhores programas no campo, a cavalgada na estância “Tierra Blancas”, em San Rafael, é uma das atividades mais procuradas. Os passeios são feitos em grupos, passam por dentro de riachos e oferecem paisagens Andinas.

Laguna do Diamante: 

Localizada na antiga caldeira vulcânica e a mais de 3.000 metros de altura. A região é uma enorme área com mais de 400 vulcões de diferentes tamanhos, entre eles alguns em atividade e rica biodiversidade.

 Observação de Pássaros:

 Em torno da Laguna de Llancanelo, há mais de 130 espécies de pássaros. Atualmente, a região se encontra incorporada ao programa de conservação ambiental Ramsar.

Caverna de Las Brujas:

A gruta fica a 8 km de Bardas Blancas e tem infra-estrutura para receber turistas. Las Brujas representa a beleza e as características das cavernas argentinas. Além da espeleologia, pode-se praticar a pesca, o trekking e observar a fauna e a flora locais.

Rafting e Canoagem no Rio Mendoza: 

O rafting pode ser praticado no rio entre os cânions formados pela pré-cordilheira. A 1.350 metros do nível do mar, os turistas podem remar numa paisagem semi-desértica que se alterna com a paisagem dos cerros com neve.

Rafting Cânion Del Atuel: 

O Cânion del Atuel fica ao sul da província. Além do rafting, cavalgadas, caiaques, trekking, mountain bike e passeios 4X4 podem ser realizados. Na região, há empresas especializadas no setor.