Neste programa vamos conhecer o norte do Vietnã, onde Hanoi e Ha Long Bay são nossos destinos. Vamos visitar alguns templos da região, como o famoso Templo da Tartaruga e Templo da Literatura. Além disto, faremos um lindo cruzeiro em barco típico pela baía de Ha Long. Quer conhecer o norte do Vietnã? Então, Viaje Comigo!

Hanói – Norte do Vietnã

O Vietnã é um país localizado na península da Indochina, no sudeste asiático. Seu clima é subtropical, e a melhor época para visitá-lo é entre novembro e abril. A moeda local é o dong, e o idioma oficial é o vietnamita, embora o inglês seja muito usado nas áreas turísticas. O Vietnã é um país vibrante e colorido, e o sorriso é a marca do seu povo, mesmo tendo vivido, em um passado recente momentos de guerras e ocupações.

Hanói, a capital do Vietnã, exemplifica as principais características do país. Com sua arquitetura peculiar, pessoas simpáticas e um trânsito confuso, porém funcional, a cidade é fascinante. Durante os finais de semana, as ruas ao redor do lago Hoan Kiem, um dos mais importantes da cidade, são fechadas ao trânsito, e o lugar é tomado por famílias e grupos de jovens. Este é o melhor lugar para passear em Hanói, tanto de dia quanto de noite. Ao redor do lago está o bairro antigo de Hanói, cercado de edifícios com arquitetura vietnamita e centenas de lojinhas que vendem de tudo. Vale a pena caminhar por ali, e, se quiser se aventurar pelo trânsito caótico, há pessoas que realizam passeios em uma espécie de gôndola puxada por uma bicicleta.

Dong Kinh Nghia Thuc, um bairro da cidade de Hanói - norte do Vietnã
Dong Kinh Nghia Thuc, um bairro da cidade de Hanói - Vietnã

Passeios para fazer em Hanoí – Norte do Vietnã:

  • Templo das Tartarugas: Um pequeno templo taoísta, um dos mais visitados e fotografados da cidade, que fica em uma ilha no lago Hoan Kiem. Diz a lenda que o imperador do século XV recebeu uma espada com a qual lutou contra os chineses e conquistou a vitória. Logo após essa vitória, ele embarcou com sua família em um barco de bambu até o templo e, no caminho, encontrou uma tartaruga enorme que pediu sua espada. Dentro do templo, você poderá ver o monumento de uma tartaruga com 250 quilos. Não é uma estátua; é realmente uma tartaruga empalhada.
  • Templo da Literatura: Outro templo bem importante para a cidade. Ali funcionou a mais antiga universidade do Vietnã, fundada no século XI. Dentro dos muros da universidade, existem jardins, lagos, pagodas e um templo em homenagem a Confúcio, aonde muitos estudantes vão para pedir sucesso nas provas escolares ou agradecer com alguma oferenda.
  • Boulevard : Nesse local, existem vários pontos importantes para visitar, como o Museu de Ho Chi Minh, a Pagoda de Um Pilar e o Mausoléu de Ho Chi Minh.
  • Teatro Thang Long Water: Oferece um dos espetáculos mais emblemáticos da cultura vietnamita, o teatro aquático com marionetes. Trata-se de uma arte milenar que acontecia no delta do Rio Vermelho há mais de mil anos e que ainda acontece até os dias de hoje.
Ilha de Hoan Kiem - Templo das Tartarugas - Hanói -norte do Vietnã
Ilha de Hoan Kiem - Templo das Tartarugas - Hanói -Vietnã

Nihn Bihn - Norte do Vietnã:

Saímos de Hanói e viajamos por três horas até a província de Ninh Binh, uma região de pequenas vilas e grandes montanhas rochosas, onde foi construído o templo de Bai Dinh, um importante complexo budista. Um dos maiores da Ásia e o maior do Vietnã, ele recebe todos os anos milhares de pessoas. Possui várias pagodas e uma estupa (uma importante forma de arquitetura budista, apesar de ser anterior ao budismo. É geralmente considerado um monumento sepulcral, um local de enterro ou um receptáculo para objetos religiosos). Nela estão as cinzas do Buda, venerado por todo Vietnã. O local possui mais de 500 hectares repletos de templos, um mais lindo que o outro, interligados por longos corredores com muitos adornos e mais de 500 estátuas representando os mestres do budismo. Vale a pena admirar cada detalhe.

Ninh Binh é uma província conhecida por ser uma grande produtora de arroz e cercada por pequenas vilas. Para conhecê-la melhor, alugamos uma bicicleta para percorrer as estradas da região. Ali os produtores utilizam as ruas e caminhos como superfície para secar o arroz. Foi um passeio muito agradável e cheio de lindas paisagens. Outra experiência bem legal foi navegar com os barcos de bambu, atualmente feitos de metal, mas ainda chamados assim. Este passeio permite conhecer de perto a exuberância da região, e o rio que atravessa três cavernas que cortam o interior da montanha. Uma experiência única!

Templo Bai Dinh - Ninh Binh - norte do Vietnã
Templo Bai Dinh - Ninh Binh - Vietnã

Ha Long Bay - Norte do Vietnã:

Ha Long Bay está a quatro horas de Hanói, e é um dos lugares mais lindos do Vietnã. A melhor maneira de conhecê-la é embarcando em um dos vários barcos tradicionais vietnamitas. É m barco completo com dormitórios, buffet de comidas tradicionais e uma ampla área externa, como se fosse um mini navio de cruzeiro. Os cruzeiros podem durar de um a vários dias e visitam lugares diferentes, dependendo da época do ano. Nós navegamos por dois dias e uma noite e fizemos várias atividades, dentre elas uma aula de culinária vietnamita e uma caminhada na Ilha de Ti Top, chegando a um dos mirantes mais bonitos do lugar.

Navegar pela baía de Ha Long é uma experiência inesquecível. São mais de três mil ilhas espalhadas por um mar de águas claras e tranquilas. Se for ao Vietnã, não deixe de realizar esse passeio.

Barco Típico Vietnamita - Ha Long Bay - norte do Vietnã
Barco Típico Vietnamita - Ha Long Bay - Vietnã

Explorar o norte do Vietnã foi uma experiência inesquecível, repleta de paisagens deslumbrantes, cultura rica e encontros memoráveis com um povo acolhedor. Desde a vibrante Hanói, com sua mistura de tradição e modernidade, até a serenidade das montanhas e templos de Ninh Binh e a beleza impressionante de Ha Long Bay, cada momento foi especial.

Ficou com vontade de conhecer o Vietnã? Entre em contato com a Gold Trip Viagens e Turismo e confira todos os nossos pacotes para viajar pelo continente asiático!