O Deserto do Atacama, no norte do Chile, é um dos mais impressionantes desertos de todo o mundo. Mesmo tendo um clima extremo e uma enorme falta de recursos naturais, ele já era habitado por tribos a centenas de anos. Hoje ele é um dos principais destinos turísticos dos brasileiros na América do Sul e recebe milhares de turistas durante todo o ano. Mas, o Deserto do Atacama possui algumas curiosidades que provavelmente você não sabia. Confira:.

.

.

———————————————————————————————————–

O MAIS SECO DO MUNDO.

O Atacama é uma das regiões mais áridas do planeta. Em alguns lugares específicos do deserto não chove há mais de 400 anos. O povo trazia água das montanhas para beber, cozinhas e irrigar suas plantações.

.

DESERTO FLORIDO

.

Aproximadamente a cada 5 anos o Deserto do Atacama é tomado por um lindo fenômeno chamado “Deserto Florido”. Acontece que as sementes de flores e plantas ficam preservadas do calor do sol embaixo da terra. A cada 5 ou 10 anos, uma forte onda de umidade passa pelas montanhas fazendo essas plantas brotarem. O deserto fica todo coberto de flores azuis, amarelas, rosas, vermelhas, etc.

.

VIDA SELVAGEM NO DESERTO

.

Muito se engana quem acha que o Deserto do Atacama não possui vida selvagem. Ele possui SIM. E muita! A região do Altiplano, que está acima dos 4 mil metros acima do nível do mar, possui muitas lagoas e temperaturas mais amenas. É comum ver lhamas, alpacas, viscachas, flamingos e inúmeras espécies de aves.

.

4

 ÁGUAS TERMAIS

.

Sim, o Deserto do Atacama possui termas de água quente. Um dos principais atrativos desse lugar são os Geyses de Tachio, um dos polos geotérmicos mais importantes do nosso continente. Nos Geysers de Tachio é possível nadar em piscinas quentinhas, mesmo estando quase 0°C do lado de fora. Outro lugar com águas termais são as Termas de Pamucale, que ficam em um verde vale cercado por lindas paisagens!

 

CAMINHO INCA E TROPICO DE CAPRICÓRNIO

.

Muitos não sabem, mas o Deserto do Atacama está na mesma latitude do Tropico de Capricórnio. Esse é marco astronômico que marca o posicionamento mais ao sul do sol em relação a linha do equador, também conhecido como solstício de verão. Outro marco importante é o caminho inca que corta o deserto. No tempo do Império Inca existia um caminho que ligava Cusco, no Peru (capital do império) até Santiago, capital do Chile.

 

6

 DESERTO DE MUITO DINHEIRO

O Deserto do Atacama pode não ter muita coisa proveitosa em sua superfície, mas de baixo da terra ele é riquíssimo. Há centenas de anos o Deserto do Atacama é explorado devido aos seus minerais. As maiores minas de cobre e lítico da América Latina estão lá. Em Chuquicamata, cidade próxima a Calama, existe uma mina com mais de um quilômetro de profundidade.

..

CIDADES FANTASMAS

.

Como falamos antes, há centenas de o deserto do Atacama explora os minerais debaixo da terra. Essas mineradoras construíam cidades inteiras no meio do deserto para abrigar os seus trabalhadores. Depois que a mina era explorada e acabava o mineral a cidade era abandonada. Essas cidades deixaram de existir e hoje estão sendo encobertas pela poeira do deserto.

.

GEOGLIFOS DE CHUG CHUG

.

Outro lugar que poucos conhecem no deserto são os geoglifos de Chug Chug. Esses geoglifos foram feitos na encosta de uma montanha e tem diversas formações como círculos, animais, formações geométricas e até mesmo um desenho no formato de um surfista. Para chegar neste lugar é necessário enfrentar aproximadamente 40 quilômetros de estrada de chão no meio do deserto

.

Quer conhecer o Deserto do Atacama? Viaje com quem mais entende de turismo! Acesse, www.goldtrip.com.br