Há muito tempo, reis, rainhas e artistas se importavam com o paisagismo na hora de relaxar. Em volta de suas casas e palácios, foram construídos jardins magníficos, com uma grande quantidade de flores, árvores e plantas. Muitos desses jardins serviram de inspiração para poetas, pintores, ou eram usados apenas para momentos de lazer. Separamos alguns dos jardins mais bonitos do mundo para que um dia você possa se planejar para conhece-los.
.
.
.
Jardim do Palácio de Versalhes | França
A obra começou com o rei Luís 13, em 1632, mas foi seu sucessor, Luís 14, que levou a fundo a construção do palácio e os jardins de Versalhes, para qual se mudou com a família real. Eles foram construídos para que a realeza não precisasse sair dos limites do palácio para se entreter e não se misturar com a população. Mesmo depois de outros reis, da Revolução Francesa e de Napoleão, os jardins não perderam seu esplendor.
Hoje o palácio e os jardins são uma das principais atrações turísticas de Parias, considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Os jardins cobrem uma área de 800 hectares, possui 50 fontes e muitas estatuas de mármore e bronze.
.
Jardim do Monet | França
A cidade de Giverny, no norte da França, era o lugar em que o o impressionista francês Claude Monet gostava de pintar paisagens. Em 1883 ele foi morar no local junto com sua família e começou a criação de um jardim que serviu de cenário para algumas das suas mais famosas obras.
Monet viveu em Giverny até sua morte em 1926. Após a Segunda Guerra Mundial, a casa ficou praticamente abandonada, até que em 1977 iniciou-se a reconstrução do jardim. Desde 1990 o jardim está aberto ao público, atraindo cerca de 500 mil visitantes todos os anos.
.
Jardim do Palácio Peterhof | Rússia
A 30 quilômetros da antiga capital russa, São Petersburgo, o palácio de Peterhof foi construído entre 1714 e 1725, pelo czar Pedro, o Grande, para se sua casa. À Frente do palácio, uma fonte conhecida como a Grande Cascata forma um canal que segue até o mar Báltico. Nos arredores da fonte, um imponente jardim com mais de 100 hectares e 20 fontes. Assim como o centro de Peterburgo, o palácio e os jardins são considerados Patrimônio Mundial pela UNESCO.
.
Jardim Botânico de Christchurch | Nova Zelândia
Em uma curva do rio Avon, cercado pelo grandioso Hagley Park, está uma das principais atrações turísticas de Christchurch, na Nova Zelândia. O jardim botânico da cidade forma um espetacular cenário de core e formas, combinados com intrigantes obras de arte e algum dos maiores, mais altas e antigas árvores do país. O lugar é considerado um oásis da cidade e possui mais de 21 hectares.
.
Jardim de Kenrokuen | Japão
Foram necessários um pouco mais de dois séculos para concluir este impecável jardim à frente do Castelo Kanazawa, na cidade que possui o mesmo nome. As obras foram iniciadas em 1620 e só foram concluídas em 1840. O jardim possui diversas lagoas, riachos, cachoeiras, pontes, casas de chá, árvores, pedras e flores. A água é abundante. Ela é trazida desde um distante rio graças a um sofisticado sistema construído em 1632. De acordo com a tradição, possuí os seis elementos que compõem um jardim perfeito: espaço, reclusão, artificialidade, antiguidade, água abundante e vistas amplas.
.
Jardim de Boboli | França
Em 1539 a Faília Medici, grão-duques da Toscana, compraram o Palácio Pitti, em Florença, para servir de residência. Não contentes, compraram parte do monte Boboli, atrás do palácio, e lá construíram um jardim espetacular. Atualmente aberto ao público, abriga uma coleção de esculturas dos séculos 16 a 18, com algumas antiguidades romanas, construções de pedra, avenidas de cascalho, fontes e muito verde. Ele é considerado um lugar de paz e calma na agitada cidade de Florença.
.
Jardim Yu | China
‘Yu’ significa, em chinês, agradável e satisfatória. Esse tradicional jardim ornamental chinês, localizada na cidade antiga de Xangai, faz jus ao nome. Ele foi construído em 1577 por um membro da dinastia Ming. O jardim possui apenas dois hectares e é considerado pequeno em comparação com outros do país. Entretanto, o tamanho não faz a diferença. Ele está dividido em seis diferentes áreas, criando uma experiência diferente para o visitante em cada uma delas.
.
Jardim Suan Nong Nooch | Tailândia
Criado para ser uma plantação de espécies nativas, o jardim mudou bastante seu propósito ao longo dos anos, para alegrai do visitante. Mais de 15 mil espécies de plantas de todo o mundo estão impecavelmente plantadas e cuidadas em um jardim cênico a 15 minutos da cidade de Pattaya, na Tailândia. Com mais de 242 hectares, ele oferece ao visitante jardins de palmeiras, variadas espécies de orquídeas, diversos tipos de flores, além de ser o lar de bem treinados chipanzés e elefantes.