A minúscula Santa Helena é famosa principalmente por ser o lugar aonde o imperador francês Napoleão morreu no exílio. A Ilha está localizada no meio do Oceano Atlântico próxima a costa africana, mas, ela pertence ao Reino Unido, desde 1659. Até este ano, o único acesso a ilha era por navios, o que dificultava a presença de turistas. A partir de 2016, Santa Helena ganhará um aeroporto, o que promete movimentar o turismo na ilha em que Napoleão passou seus últimos dias.
Santa Helena não possui praias. A ilha está cheia de penhascos vulcânicos com altura de 800 metros acima do nível do mar. Os portugueses descobriram Santa Helena em 1502, mas nunca mantiveram habitantes. A Inglaterra dominou a ilha e usou ela como prisão por muitos anos. Hoje, a pequena ilha de 122 quilômetros quadrados possui 4,2 mil habitantes, a maioria na capital e principal cidade, Jamestown, aonde também está o único porto.
A geografia da ilha e seus penhascos tornaram Santa Helena um lugar hostil. A maioria dos inimigos mais perigosos da coroa eram enviado para lá com o objetivo de morrer. Em 1815, Napoleão foi banido para a ilha até a sua morte em 1821. Depois, o rei zulo Dinizulo KaCestshmayo foi mandado para lá, em 1890. A política colonial da ilha como lugar de exilio continuou até recentemente até 1957.
Santa Helena está totalmente isolada da Inglaterra, a milhares de quilômetros da sua principal mantenedora. A ilha possui nota e moedas de libras próprias. O câmbio é ficado em paridade com a libra esterlina. Ainda não existem telefones celulares, porém, a rede telefonia móvel deve ser instalada até 2016.
A exploração do turismo na ilha ainda é pouco. Os moradores dependem da Inglaterra para sobreviver. A maioria dos produtos é importado da Europa. Os únicos produtos que são exportados de Santa Helena é o Café e o Atum, principal atividade na pesca local.
Com a promessa de um aeroporto próprio até 2016, os moradores esperam que em breve possam começar a contar com o turismo como mais uma fonte de renda. Além de ajudar na locomoção dos moradores, um aeroporto vai permitir que pessoas de todas as partes do mundo possam conhecer Santa Helena mais rapidamente. Atualmente são aproximadamente 5 dias de barco para se chegar no local.
A principal chamada para se conhecer a ilha é o seu mais ilustre prisioneiro. Napoleão passou os últimos anos de vida nesse pedacinho de terra. Hoje, existem algumas ruas e casas com o nome do imperador francês. Porém, o turismo só deverá crescer, quando os aviões chegarem a Santa Helena.