Alter do Chão é um dos destinos mais incríveis do Brasil. As praias de areia branca formadas pelo Rio Tapajós são famosas dentro e fora do nosso país. Para melhorar, todos os anos no mês de setembro, a Festa do Çairé agita toda região de Santarém, recebendo visitantes de todos os lugares. Quer conhecer uma das maiores festas folclóricas do Brasil? Então, Viaje Comigo!

Alter do Chão está aproximadamente 30km de Santarém, a maior cidade da região e que possui ótima estrutura para receber o turistas. Um voo entre Belém e Santarém não demora mais de 1 horas. Existem voos também que ligam Santarém a Manaus e Brasília, mas esses são menos frequentes.

A região de Alter do Chão é conhecida por dois apelidos bem carinhosos. O “Caribe Amazônico” e “Pérola do Tapajós” remetem as belas paisagens que esse lugar tem. Durante os período de baixas do Rio Tapajós, praias de areia branquinha e água transparente preenchem as margens por centenas de quilômetros. Um destino ideal para quem quer curtir uma praia de rio e um clima tropical de primeira

Além disso, todos os anos no mês de setembro Alter do Chão é invadia por um espírito festeiro. A terceira semana desse mês é conhecida mundialmente por uma das maiores festas folclóricas do Brasil, o Çairé. 

O Çaire (ou Sairé), é uma festa que mistura tradições indígenas e religiosas. Como eles mesmo dizem, é a mescla do santo e do profano. Durante a festa existem duas procissões que são bem concorridas. A primeira é a busca dos mastros, que representam o homem e a mulher, e acontece de maneira fluvial. A outra, é na quinta-feira que antecede o fim de semana do Çairé, aonde os mastros são levados da praia para a praça principal. Lá, eles são enfeitados com flores, plantas e frutas da região. Tudo isso com a participação da população, curiosos e turistas.

Na frente da praça dos mastros está a Arena dos Botos, um espaço aonde são apresentados diversos shows culturais e musicais. A noite de sábado é a mais esperada do Çairé. É quando acontece a Disputa dos Botos, um espetáculo som, luzes, danças e torcidas.

Nesta batalha, a cidade é dividida entre o boto-cor-de-rosa e o boto tucuxi. Os dois botos apresentam  lenda que deixou esses animais tão famosos na região amazônica. O boto se transforma em um homem, que com ajuda de um violão, encanta as mulheres ribeirinhas e as leva para as margens do rio. As mulheres se entregam aos encantos do boto, que as engravida, e volta ao formato animal para dentro do rio.

Estivemos lá no Çairé de 2019 e foi uma das experiências mais marcantes que tivemos em todos esses anos de Viaje Comigo. Além de ser um destino maravilhoso para conhecer e relaxar, o Çairé de Alter do Chão é uma festa que todo brasileiro deveria ir pelo menos uma vez na vida.

O Çairé é autêntico, 100% brasileiro e que nos faz pensar mais nos cuidados que precisamos ter em nosso país

Conheça os PACOTES PARA ALTER DO CHÃO AQUI
Visite o SITE DA GOLD TRIP