Mesmo com uma viagem muito bem planejada, imprevistos sempre estão sujeito a acontecer. Um documento pode ser perdido, alguém pode se machucar ou sua bagagem pode ser extraviada. Nesses momentos, estar ciente do que você deve fazer é primordial para você resolver o seu problema com rapidez e sem dor de cabeça.
PASSAPORTE PERDIDO
Durante uma viagem para o exterior, o documento mais valioso que você carrega é o passaporte. Ele é que pode autorizar sua entrada e saída no Brasil, assim como a chegada e a partida do seu destino. Se você tiver o passaporte perdido ou roubado, procure imediatamente um Distrito Policial local para registrar a ocorrência. Feito o boletim de ocorrência, acesse o Portal Consular brasileiro, www.portalconsular.mre.gov.br, do Ministério de Relações Exteriores. Existe um formulário on-line especifico para quem perdeu o passaporte. Uma lista com os endereços e telefones das embaixadas brasileiras também está disponível.
Você terá que ir a um consulado com o Boletim de Ocorrência e o protocolo de solicitação impresso. O valor da taxa é de US$ 80 (aproximadamente R$ 200,00), porém, será cobrado o dobro do valor, pois você não poderá apresentar o passaporte anterior. Ou seja, o novo passaporte irá sair por US 160 (aproximadamente R$ 400,00). O prazo para o documento ser entregue é de sete a dez dias uteis. Por isso é importante pedir um novo passaporte o mais rápido possível. Se sua viagem de volta para o Brasil estiver marcada para antes da entrega do passaporte, você tem que solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), documento gratuito fornecido pelo consulado, que permite o deslocamento sem problemas.
ACIDENTES
Acidentes acontecem. Isso, nenhum agente ou viajante pode prever. Pagar um médico do exterior pode arruinar com o orçamento da sua viagem e te dar muita dor de cabeça, ainda mais se você não entende o idioma local. Por isso, é quase obrigatório sair do Brasil sem um seguro viagem. Em alguns lugares, os viajantes que entram no país são obrigados a terem esse tipo de cobertura. Na Europa, por exemplo, é preciso ter uma cobertura de saúde mínima de € 30 (aproximadamente R$ 90 mil).
Se algum acidente acontecer, basta fazer uma ligação a cobrar para a Central de Atendimento da empresa contratada. O número estará no voucher que você recebeu da sua agência de viagens. Depois de passar o número de identificação, que também estará em seu voucher, a atendente irá te dizer o hospital credenciado mais próximo, ou em casos mais graves, vai direcionar uma ambulância até onde o viajante está.
Peter Goldschmidt é diretor da Gold Trip Viagens e Consultoria. Ele afirma que o Seguro Viagem é um item obrigatório e que não pesa tanto no bolso do passageiro. “O seguro saúde é praticamente obrigatório. Em caso de qualquer problema relacionado a saúde, o viajante está coberto e poderá ser atendido normalmente. Isso é muito importante durante uma viagem para fora do país. Esses seguros também costumam ser baratos, sendo um dos menores custos durante uma viagem”.
BAGAGEM EXTRAVIADA
Se você não encontrar sua bagagem na esteira rolante, procure imediatamente um funcionário da companhia aérea que você viajou. Em voos nacionais, a empresa terá 30 dias para localizar a bagagem. Em viagens internacionais, o prazo será de 21 dias. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a empresa é responsável por ressarcir qualquer prejuízo que o passageiro tenha com a bagagem.
É importante lembrar que o viajante deve ter as notas fiscais de tudo que possui dentro da bagagem. Essa é uma forma simples de comprovar seus bens, e ter direito a um reembolso, dos valores do que estava dentro da mala.
Uma dica para identificar sua bagagem, é caracterizar sua mala com fitas ou adesivos, que podem ser reconhecidos quando vistos de longe.