A Indonésia é conhecida mundialmente pelas suas praias paradisíacas e fica localizada entre a Ásia e a Oceania. Esse país é composto por 17.508 ilhas e possui 251 milhões de habitantes. Além das águas transparentes, a Indonésia é também terra da lava azul, um fenômeno surreal que acontece no vulcão Kawah Ijen.
O vulcão Kawah Ijen esta localizado na região de Kalianyar e chama atenção por ser o único vulcão no mundo que expele uma lava azul. Esse incrível fenômeno, que acontece ao leste da ilha de Java, atrai turistas todos os anos para apreciar essa diferente ação da natureza. O complexo vulcânico possui um cone principal com 20 km de diâmetro e 2.386 metros de altura. Em sua principal e única cratera mede 361 metros de largura e 200 metros de profundidade, abaixo do ponto mais alto do vulcão.
A lava se torna azul quando sai do vulcão, ao entrar em contato com a grande quantidade de ‘enxofre puro’, que existe no vulcão. A alta temperatura da lava, que sai em média a 600°C, com o enxofre, faz a lava ficar com a cor azul ao entardecer. Curiosamente, a lava só se torna azul quando o sol começa a desaparecer.
Devido ao cheiro forte do enxofre a maioria dos turistas sobre para ver a lava com máscaras. Porém, no vulcão existem trabalhadores que extraem enxofre noite e dia. Homens e mulheres trabalham com dificuldade devido a alta temperatura e o forte cheiro de enxofre. A cada quilo de enxofre extraído, eles recebem 680 rúpias, o que equivale a R$ 0,13. Um trabalho duro e árduo por uma recompensa tão pequena.
Para chega na Indonésia é preciso pegar mais de um voo. Não existem voos diretos do Brasil para lá. È necessário comprar o ticket aéreo em alguma companhia internacional fazendo escala na Europa, e depois seguir caminho até as ilhas da Indonésia. Uma viagem que durará longas horas, mas que com certeza, valerá a pena.