Imagine um lugar aonde toda a cidade respire aventura. Este lugar tem nome e local para existir. A cidade de Brotas fica no interior de São Paulo, à aproximadamente 250km da capital paulista. Há muito tempo, Brotas começou seu crescimento sempre voltado para o desenvolvimento sustentável, aonde a preservação da natureza e os recursos naturais sempre tivessem a prioridade. Hoje a cidade é um dos principais polos turísticos e esportivos do estado, oferecendo diversos passeios de aventura, sempre em meio a flora e fauna local.

Brotas nasceu como uma estância de parada para tropeiros que vinham do sul em direção a Minas Gerais. Ela já foi distrito de outras cidades como Araraquara e Rio Claro, até que se tornou município em 1859. A cidade foi a primeira a ter seu esgoto totalmente tratado no Estado de São Paulo e sempre teve sua política de crescimento e desenvolvimento baseada na sustentabilidade e preservação da natureza.

Graças a essa política de crescimento, a cidade hoje recolhe os frutos através do turismo. Brotas é uma das poucas cidades do Estado que possui um rio limpo cortando o município. O Rio Jacaré-Pepira é usado para a realização de esportes radicais e banhos de cachoeira. O rio corta o Parque dos Saltos, uma reserva municipal localizada no centro urbano da cidade. O parque é muito bem cuidado, com passarelas, pontos suspensas, cachoeiras, trilhas e muita natureza. Uma das atividades mais procuradas para quem gosta do rio é a descida de raffiting. A descida em botes infláveis dura em torno de 1h30 e percorre mais de 10km. O passeio pode ser feito em até 8 pessoas, sem limites de idade.

Além do Rio Jacaré-Pepira, Brotas também possui outros riachos que proporcionam aventura. No Sítio 3 Quedas, por exemplo, um pequeno riacho forma três lindas cachoeiras, onde em duas delas, é possível praticar o rapel. A cachoeira das Andorinhas (22 metros) e a cachoeira da Figueira (47 metros) são muito bonitas e, ficam ainda mais atraentes quando você desce seus paredões debaixo de muita água.

Brotas possui muitos centros de aventura, onde o visitante pode passar o dia inteiro realizando atividades de aventura. São muitas opções como canoagem, Stand Up Paddle (SUP), tirolesa, Arvorismo, escaladas, rapel, entre outras. Uma das novidades é a Queda Livre, uma atividade inédita no Brasil que lembra o Bungee Jump. A diferença entre eles é que ao invés do visitante estar preso pelos pés, ele esta sendo sustentado por uma corda amarrada na cintura, em uma espécie de macacão. A amarra fica na altura do pescoço, distribuindo o peso do corpo por toda as costas. Assim, o visitante sempre fica em posição de pé, sem a necessidade de ficar de ponta cabeça. A queda também é menor. Apesar da plataforma estar instalada em um penhasco de 60 metros de altura, a queda livre não passa dos 10 primeiros metros. A partir de então, o próprio equipamento começa a desacelerar, não causando nenhum tranco. A parte mais difícil é saltar, mas depois, pode ter certeza que muita adrenalina irá correr em suas veias.

O município de Brotas é também muito simpático. Existem muitas lojas, restaurantes, cafés e agências na cidade. O Sorvete de queijo (com queijo de verdade) é uma das mais tradicionais sobremesas locais. A gastronomia do município lembra a ‘comida mineira’, já que possui as mesmas raízes. Uma dica é visitar a Casa da Cachaça, uma loja de diversidades que possui desde uma destilaria artesanal, aonde são fabricadas os mais diferentes tipos de pinga, até a degustação de queijos e frios, que também são produzidos na região.

A noite também é agitada na cidade. Além de muitos restaurantes e bares, uma das principais atividades para quem visita a cidade é conhecer a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo). O CEU fica no Brotas Eco Resort, que pertence ao famoso Acampamento Peralta. A fundação possui uma planetário e um dos maiores telescópios abertos ao público do Brasil. Durante a noite, é possível observar planetas, galáxias, estrelas e muitos outros astros que estão a milhares de anos luz no nosso planeta.

Brotas é um destino que merece ser visitado. Minha dica, é que você passe no mínimo 4 dias na cidade. Assim você poderá se aventurar e relaxar.